COMO CONGELAR OS ALIMENTOS CORRETAMENTE?

Congelar alimentos pode ajudar muito no dia a dia. Mas, para que os alimentos não percam tanto os nutrientes em relação aos frescos, é necessário que isso seja feito da maneira correta.

Confira algumas dicas de como congelar alimentos corretamente e prepare sempre refeições completas.

👉 O que você precisa saber antes de congelar os alimentos?

A primeira coisa que deve ser feita antes de congelar os alimentos é separá-los. Selecione os de melhor qualidade e lave-os.

Outro ponto importante é colocar em embalagens adequadas. Neste caso, os potes plásticos, vidros ou sacos plásticos próprios para alimentos são ótimos aliados.

Ao congelar, prefira separar quantidades pequenas para evitar descongelar uma quantidade em excesso, pois os alimentos não devem ser re-congelados. Voltar o alimento que já foi descongelado para o freezer não é recomendado, pois aumenta a quantidade de bactérias, podendo causar intoxicação.

Ao descongelar o alimento, deixe-o na geladeira e não na pia, pois na geladeira o ataque das bactérias é mais lento, e o processo suave de descongelamento ajuda a manter a cor, sabor e textura. Deixar na bancada ou na pia é arriscado, por conta da proliferação de bactérias em temperatura ambiente.

Coloque etiquetas com data de fabricação e data de validade e utilize sempre a temperatura, adequada (-18°C). Os alimentos podem permanecer congelados por até 3 meses.

 

🍓 Como congelar frutas?

Para congelar frutas, retire os caroços separe a quantidade exata para consumo. Coloque etiqueta na embalagem com a data do congelamento.

As frutas ricas em água, como melancia e melão, por exemplo, ficam moles ao serem descongeladas. Outras, como a pera e a banana escurecem. Por isso, o ideal é aproveitá-las para preparo de sucos, smothies, geleias e caldas.

Já as frutas vermelhas como cerejas e morangos se adaptam bem ao processo de congelamento e podem ser consumidas in natura ao sair do freezer.

 

🍛 Como congelar arroz e feijão?

Depois de cozido e armazenados em sacos plásticos ou potes bem tampados, o arroz e feijão podem ser congelados por até três meses. Ao preparar, não coloque muito sal pois o tempero acentua durante o congelamento. O mesmo vale para o feijão e outras leguminosas.

Para descongelar, retire do freezer no dia seguinte do preparo e deixe na geladeira. Leve ao fogo para aquecer acrescentando outros temperos de sua preferência.

Uma dica para esquentar o arroz depois de passar pelo processo correto de descongelamento, é aquecer a vapor. O resultado fica ótimo.

Quanto ao feijão, prefira congelar sem tempero nenhum e deixe para dar sabor na hora de preparar para que fique como feijão fresquinho. Assim como o arroz, deixe-o na geladeira para descongelar, e tempere com um fio de óleo, cebola, sal e outros temperos de sua preferência.

 

🥦 Como congelar legumes?

Para que seus legumes e hortaliças não percam a cor, o sabor, a textura, e conservar os nutrientes por mais tempo e de forma segura, é necessário aplicar uma técnica conhecida como branqueamento de alimentos.

O processo consiste em lavar bem os alimentos e cortá-los em pedaços pequenos. Depois, colocá-los em uma panela de água fervente e esperar até que a água ferva novamente com os vegetais dentro. Espere 2 minutos e retire os alimentos colocando-os de imediato em um recipiente com água gelada e gelo e aguarde mais 2 minutos ou até os alimentos estiverem completamente gelados. Escorra a água, seque bem os alimentos e separe os vegetais em pequenas porções para levar ao freezer. Não se esqueça de colocar a data do congelamento.

Uma dica: evite congelar batatas, pois perdem a consistência original do alimento.

 

🍝 Como congelar molho vermelho?

Molho de tomate refogado e temperado pode ser congelado normalmente em potes ou sacos plásticos e aquecidos após o descongelamento. Uma boa opção é colocar o molho em forminhas de gelo, retirar somente a quantidade suficiente, e usar conforme a necessidade.

 

🥧 Como congelar massas para tortas ou pizzas?

Ao fazer uma massa caseira para torta, pizza, ou mesmo para salgados, é necessário pré-assar, ou seja, levar ao forno até ficar firme sem deixar dourar. Depois de fria, cubra com plástico filme e leve ao congelador. Quando for preparar seu lanche, volte a o forno com os ingredientes do recheio escolhido e deixe dourar normalmente. Fica crocante e muito saborosa.

Você também pode se interessar por esses assuntos:

Como manter alface fresca por mais tempo?

Os benefícios das folhas verdes escuras

Alimentos que podem e não podem ser congelados

 

 

 

Join the discussion 4 Comentários

Deixe um Comentário