Vamos falar sobre Comida de verdade?
Entenda o que significa o termo e, principalmente, qual é o impacto que ele tem em sua saúde
A alimentação é um forte aliado quando o assunto é manutenção de nossa saúde. Nesse sentido, um dos termos mais utilizados como o caminho para viver melhor é justamente optar por Comida de Verdade. Mas, na prática, você sabe o que significa esse termo?
Pra começar essa história, podemos dizer que “Comida de Verdade” é essa que você prepara todos os dias pra sua família. Um bom prato de arroz, feijão, legumes e carne é Comida de Verdade. Na verdade, qualquer alimento que seja in natura ou minimamente processado se enquadra nessa terminologia.
Assim, arroz, feijão, milho, mandioca, batata, legumes, verduras e frutas devem ser a base de sua alimentação, uma vez que exercem um importante papel de proteção da saúde e prevenção de deficiências nutricionais. Em outras palavras, ficam de fora os alimentos ultraprocessados, repletos de conservantes e realçadores de sabor. Apesar de muitos deles serem gostosos, o seu consumo precisa ser moderado para não causar males ao nosso bem-estar.
Comida brasileira
Além disso, Comida de Verdade é aquela que ultrapassa a barreira de nossas necessidades nutricionais, mas também respeita nossas demandas psicossociais, culturais e as do meio ambiente. Portanto, comida de família, pratos típicos, sejam eles doces ou salgados, preparados por geração após geração também são Comida de Verdade.
Assim, quando pensamos em cultura alimentar brasileira, entendemos que ela tem como base uma alimentação adequada e saudável, fazendo o encaixe perfeito com esse conceito tão difundido nos últimos tempos.
Passo a passo pra uma alimentação “de verdade”
Evitar os ultraprocessados que prometem refeições completas em uma única caixinha é o primeiro passo para trazer a comida de verdade para a sua rotina.
Sempre que possível, compre de produtores locais. Hortas e feiras urbanas podem ser uma boa alternativa.
Escolha produtos de época, ou seja, que estejam no período de safra. Além de serem mais baratos, eles são mais saborosos e frescos.
Separe um tempo para preparar a sua comida e de sua família. Essa ação traz saúde, economia e valor afetivo para a sua mesa.