Dicas simples podem somar para a manutenção da saúde de sua família; Veja como.
Não há dúvidas de que uma alimentação balanceada é a base para uma vida mais saudável. No entanto, quem cozinha em casa, também precisa estar atento a procedimentos de segurança alimentar para garantir a saúde de toda a família. A segurança alimentar é muito mais do que lavar as mãos antes de preparar as refeições, há uma série de procedimentos que precisam fazer parte da rotina. Mas, não se preocupe: a partir de dicas simples você será capaz de prevenir doenças transmitidas via alimentos, desfrutando de refeições deliciosas e livres de qualquer tipo de contaminação.
Para garantir a segurança alimentar é preciso, por exemplo, adotar procedimentos já no momento da compra e transporte dos alimentos. Portanto, escolha locais confiáveis (supermercados, açougues, feiras livres) que tenham boas práticas de higiene e manipulação de alimentos. Além disso, fique atenta à procedência. Ou seja, opta por alimentos que tragam rótulos com informações sobre sua origem, data de fabricação e validade.
Na hora de fazer as suas compras, também fuja de latas estufadas ou amassadas e também preste atenção na temperatura de alimentos perecíveis que precisam ficar sob refrigeração, como é o caso de aves, peixes e laticínios.
Em casa
Para garantir a segurança alimentar, ao chegar do supermercado, acomode os alimentos perecíveis imediatamente na geladeira ou no freezer. Além disso, mantenha sempre a geladeira com temperatura entre 4°C e 8°C e o freezer abaixo dos -18°C. Outro ponto importante é manter a geladeira e o freezer sempre limpos. Isso vai evitar a proliferação de bactérias capazes de contaminar os alimentos.
No preparo das refeições
Já quando chegar o momento de preparar as refeições, a primeira dica é, claro, lavar as mãos com água e sabão antes e depois de manipular alimentos, especialmente carnes cruas. No entanto, é preciso ir além: atente-se à limpeza dos utensílios após o uso, dando preferência à água quente e sabão para realizar tal higienização.
Já quando se fala em contaminação cruzada, o ideal é ter uma tábua para cada tipo de alimento. Ou seja, nada de cortar carne crua na mesma tábua dos legumes. Outro ponto é também se atentar ao cozimento adequado dos alimentos. Isso é fundamental para eliminar bactérias nocivas ao nosso organismo.
Durante o preparo das refeições ainda é importante evitar tocar o rosto, cabelo ou mesmo outros objetos enquanto manipular os alimentos. Se atente também ao descarte adequado do lixo e conservação das sobras de alimentos em potes herméticos por, no máximo, três dias.