Remolho: Por que ele é tão importante
na hora de preparar aquele feijão caprichado?

A técnica de remolho deve ser feita antes do cozimento e consumo de leguminosas; Veja os benefícios da técnica

 

Todo mundo tem a memória de ver a mãe, avó ou uma tia colocando o feijão de molho à noite para cozinhá-lo no dia seguinte. O conhecimento, que passa de geração para geração tem uma base forte de benefícios para a nossa saúde. 

Como nesta semana se comemora o Dia Mundial das Leguminosas (10 de fevereiro), nós preparamos uma série de dicas para que você realize, da maneira correta, esse importante passo na hora de cozinhar!

Mas, antes disso, você sabe qual é a importância do Remolho?

Na prática, o processo diminui o tempo de cozimento dos grãos, tornando as preparações mais fáceis. Contudo, esse não é o único benefício do remolho.

Falando em saúde, a prática ajuda na absorção de nutrientes porque diminui os chamados “Fatores Anti-Nutricionais”. São essas que substâncias dificultam a absorção de alguns minerais pelo nosso corpo. Neste grupo estão os fitatos e os polifenóis, que impedem a absorção do zinco, magnésio e ferro.

Além disso, a prática do remolho melhora o processo de digestão das leguminosas. Desta forma, é possível diminuir aquele desconforto abdominal que muitas pessoas sentem ao consumir grãos. Durante o processo de remolho, há a eliminação de gases presentes nas leguminosas.

Por fim, um bom remolho traz mais maciez, realçando os sabores dos alimentos.

Cinco passos para o remolho perfeito

1 – Coloque as leguminosas (feijão, grão de bico, soja, lentilha…) em uma peneira e lave bem.

2- Em seguida, transfira os grãos para um bowl e coloque água até cobrir.

3- Tampe com um pano de prato limpo e deixe descansar por 8 a 12 horas

4- Se possível, troque a água pelo menos uma vez neste período

5- Após o tempo de descanso, enxague os grãos. Estão prontos para o cozimento.

 

Agora que você já conhece todos os benefícios do remolho, é hora de começar a preparar aquele feijão Cristal caprichado para a sua família!

Join the discussion Um Comentário

Deixe um Comentário