Rosca Húngara
maio 13, 2024
Uma receita repleta de sabores que lembram aqueles momentos felizes vividos na casa da vovó e é um verdadeiro tesouro da culinária afetiva. Feita com ingredientes simples e muito carinho, essa rosca é perfeita para compartilhar com a família e os amigos em qualquer ocasião.
Instruções
1Em uma tigela coloque o ovo, o leite, o óleo, açúcar, sal, a metade da farinha de trigo e o fermento. Mexa bem e adicione o restante da farinha aos poucos até a massa desgrudar do fundo.
2Transfira a massa para uma bancada enfarinhada e sove por aproximadamente 8 minutos, ou até que a massa fique bem lisinha.
3Cubra com um plástico filme e deixe crescer até dobrar de volume (aproximadamente 40 minutos, dependendo da região).
4Enquanto a massa cresce, prepare o recheio misturando os três ingredientes e reserve.
5Com a massa já bem volumosa, coloque-a sobre a bancada e abra com o auxílio de um rolo até que fique fina, com espessura de mais ou menos 3 milímetros.
6Espalhe o recheio sobre a massa e enrole como um rocambole. Importante: para facilitar, divida a massa para que o rocambole fique menor e mais fácil manusear.
7Corte as roscas com a ajuda de uma linha ou faca e coloque em uma forma levemente untada com óleo.
8Cubra com pano de prato e deixe crescer novamente até dobrar de volume e, em seguida, leve para assar em forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 30 minutos - ou até ficarem levemente douradas por cima e por baixo.
9Para a calda, misture os ingredientes e leve ao fogo médio, mexendo sempre até levantar fervura. Depois de ferver, deixe por um minuto.
10Agora é só regar as roscas com a calda e aproveitar!