Os segredos do feijão encorpado

Por 15 de fevereiro de 2024Dicas

Dando continuidade à Temporada “Como Fazer?”, veja dicas para o feijão perfeito que
vai conquistar a sua família.

A dupla feijão com arroz é imbatível na mesa do brasileiro. Principalmente quando é aquele arroz bem soltinho e um feijão encorpado, cheio de sabor. Como você já aprendeu a fazer o arroz soltinho no primeiro episódio da Temporada “Como Fazer”, em nosso canal do YouTube, chegou a hora de desvendar os segredos do feijão perfeito.

Caso você já seja expert na arte de preparar um feijão bem gostoso, que tal encaminhar essa matéria para quem ainda está aprendendo? Temos a certeza de que, seguindo esse passo a passo, até quem não tem experiência na cozinha fará um feijão delicioso.

Para o preparo do feijão, você vai precisar de:

2 colheres (sopa) de óleo Cristal
2 dentes de alho amassados
½ cebola picadinha
2 xícaras de feijão Cristal carioca
1 colher (chá) de páprica defumada
Folhas de louro

O primeiro passo para preparar um feijão perfeito é fazer o remolho. A prática hidrata os grãos e diminui o tempo de cozimento. Porém, o remolho vai além. Ele elimina as toxinas antinutricionais que causam a indigestão. Ou seja, se você usar essa técnica, nunca mais vai ter aquela sensação de desconforto após comer feijão.

Portanto, para fazer o remolho, coloque, em uma tigela, duas xícaras de feijão e quatro xícaras de água. A proporção sempre será uma xícara de feijão para duas de água. Deixe o feijão descansar por 12 horas, trocando a água na metade do tempo.

Após o término do remolho, o feijão já está pronto para o cozimento.

Para garantir a agilidade, coloque o feijão escorrido em uma panela de pressão e junte a água para cozinhar. A proporção aqui é de uma xícara de arroz para três de água. Agora, para trazer novas camadas de sabor ao feijão, junte folhas de louro, se gostar.

Feche a panela e, após pegar pressão, abaixe o fogo. Dez minutos são suficientes para cozinhar os grãos.

Passado esse tempo, abra a panela e é hora de temperar o feijão. A nossa sugestão é um refogado básico, mas é claro que você pode incluir legumes, bacon e outros temperos. Assim você terá um feijão diferente a cada dia.

Em outra panela, refogue em óleo Cristal uma cebola pequena cortada em cubos e acrescente sal. Quando a cebola dourar levemente, adicione o alho picado ou amassado. Em seguida, acrescente uma colher (chá) de páprica, ela deixará o feijão com mais cor e sabor.

Feijão encorpado

Agora, para deixar o feijão com o caldo mais grosso, pegue uma concha de feijão com o caldo e amasse. Coloque a mistura na panela do refogado, isso vai ajudar a encorpar o caldo. Em seguida, acrescente metade do feijão já cozido, com o caldo. O restante você pode congelar para usar depois.
Acerte o sal e, se gostar, coloque uma pitada de pimenta-do-reino. Deixe ferver em fogo baixo até chegar na textura desejada.

Pronto! Agora é só preparar um arroz e a dupla mais amada da cozinha brasileira está pronta.

Quer ver o passo a passo desta dica em vídeo? É só clicar aqui e acessar o nosso canal no YouTube.

Deixe um Comentário