Na correria do dia a dia, muitas vezes a gente se esquece que, se organizar a rotina, tudo pode ser muito mais simples! A premissa também vale para a cozinha. Afinal, nada mais chato do que pensar em fazer uma receita e, ao abrir a geladeira ou a despensa, perceber que falta um ingrediente.
Para que isso não aconteça, o ideal é preparar a lista de supermercado com todo o cuidado! Mas ó, não adianta tentar fazer isso exatamente antes de sair para as compras, porque vai ficar algo de fora.
Organizando a lista de compras
Antes mesmo de elaborar a lista do que comprar na próxima ida ao supermercado, é preciso verificar o que já tem na despensa da cozinha. É uma forma de ter total consciência do que já foi comprado, pensar em receitas para utilizar os itens, assim como verificar as datas de validade. Aproveite para deixar uma caderneta na despensa. Sempre que acabar um produto, anote nela. A lista de supermercado ganhará corpo aos poucos, sem deixar nada para trás.
Feito isso, o ideal é também pensar no cardápio da semana. É uma forma de evitar gastos desnecessários com alimentos que não serão utilizados de imediato.
Compras mensais
Com foco em produtos não perecíveis ou com prazo de validade mais longo, as compras mensais precisam contemplar uma quantidade de cada item condizente com o número de pessoas que moram com você, por exemplo.
Para facilitar a vida de quem ainda está aprendendo a administrar a casa, organizamos uma lista básica de compras para você adaptar conforme a realidade de sua casa.
Veja a lista de compras básica de itens alimentícios do mês:
- Arroz Cristal;
- Feijão Cristal;
- Óleo Cristal;
- Sal;
- Açúcar Cristal;
- Café;
- Molho de tomate;
- Macarrão Cristal;
- Milho;
- Farinha de trigo Cristal;
- Farinha de mandioca;
- Leite e sucos;
- Manteiga;
- Chá;
- Carnes;
- Peixes;
- Ovos;
- Biscoitos Cristal
- Hortaliças;
- Fermento;
- Leite;
- Molho de tomate;
- Queijos;
- Pães
- Temperos.
É claro que você deve adaptar essa lista para os itens que você e sua família gostam de comer. Tenha sempre a lista à vista. Assim, você pode ir acrescentando itens conforme se lembrar da necessidade.
Almoço e jantar
Esse detalhamento da lista também deve considerar o cardápio da semana. Na hora de pensar nas refeições, opte por frutas e verduras que estão na época. Além de economia para o bolso, elas costumam ser muito mais saborosas.
Com tudo anotado, tente otimizar as compras passando pelos corredores do supermercado, observando os itens, mas sem desviar do que está em suas anotações. Vale lembrar, inclusive, que os produtos alimentícios no supermercado estão organizados de forma setorial, leve isso em consideração na hora de montar a sua lista. Além disso, deixe para pegar os produtos frescos, congelados ou refrigerados no final de sua compra.
Como economizar no supermercado:
- Faça a lista de compras semanal;
- Não vá ao supermercado com fome;
- Evite levar crianças, se possível;
- Siga a lista de compras, não desvie o seu foco;
- Vá ao supermercado quando realmente precisar.