Óleo de Girassol, Soja ou Milho: Como escolher o ideal para Cada Receita?

Por 23 de maio de 2024Sem categoria

O óleo é um item essencial para quem vai cozinhar. E é justamente por este motivo que, ao longo destes 60 anos de história, a Cristal Alimentos buscou incorporar produtos que trazem facilidades para todos os seus clientes na hora de cozinhar. Nesse sentido, a marca possui uma linha de óleo de cozinha ideal para atender às suas demandas na hora de preparar a refeição de sua família.

Apesar de todo esse protagonismo na hora de cozinhar, nem sempre escolher o óleo ideal para cada preparo é uma tarefa fácil. Para que tudo se torne mais simples, nós preparamos uma guia que vai auxiliar a desvendar as principais diferenças entre os três óleos produzidos pela Cristal Alimentos. Estamos falando dos óleos de girassol, soja e de milho. Assim ficará mais fácil escolher com qual cozinhar.

Óleo de Girassol:

• Origem: Extraído das sementes de girassol.
• Características: Ponto de fumaça alto (210°C), ideal para frituras e grelhados. Sabor neutro, não interfere no sabor dos alimentos. Rico em vitamina E, um poderoso antioxidante.
• Usos: Frituras, grelhados, assados, refogados, molhos e maionese.

Óleo de Soja:

• Origem: Extraído dos grãos de soja.
• Características: Ponto de fumaça alto (230°C), ideal para frituras, grelhados e assados. Sabor ligeiramente adocicado, combina bem com temperos e ervas. Rico em ômega 3 e 6, importantes para a saúde cardiovascular.
• Usos: Frituras, grelhados, assados, refogados, molhos, maionese e temperos.

Óleo de Milho:

• Origem: Extraído dos grãos de milho.
• Características: Ponto de fumaça médio (180°C), ideal para frituras leves, refogados e temperos. Sabor suave e cor dourada, combina com diversos pratos. Rico em vitamina A, importante para a saúde da visão.
• Usos: Frituras leves, refogados, molhos, temperos, pipoca e saladas.

Agora que você já sabe os melhores usos para cada óleo produzido pela Cristal Alimentos, é preciso estar atenta a mais um detalhe, antes de ir para a cozinha: o ponto de fumaça. Ele é a temperatura máxima que o óleo pode suportar sem se decompor ou liberar toxinas. Portanto, ao utilizar um óleo, respeite o ponto de fumaça adequado para a temperatura da receita.

Por fim, escolha sempre um óleo de sabor neutro para receitas que você não deseja que o produto interfira no sabor original dos alimentos e guarde os frascos de óleo Cristal sempre em local fresco, escuro e seco, longe de fontes de calor e luz.

Deixe um Comentário