Conheça dicas e truques que vão melhorar o processo de congelamento de alimentos aí, em sua cozinha; Veja
Depois de cada refeição, sempre sobra um pouco de comida, não é mesmo? Além disso, às vezes aquele legume que ficou no fundo da gaveta precisa ser preparado logo, antes que estrague. Uma das formas de evitar o desperdício é congelar as sobras para serem consumidas em um outro momento, assim como cozinhar legumes ou cortar frutas que estão perto de sua validade. Com as técnicas corretas de congelamento, é possível ter refeições deliciosas e nutritivas ao alcance das mãos.
No entanto, para garantir a qualidade desses alimentos para posterior consumo, é preciso estar atenta a algumas dicas e truques que podem fazer total diferença para um congelamento seguro e eficaz.
1- Escolha dos alimentos: É preciso ter em mente que nem todos os alimentos congelam bem. É o caso, por exemplo, de vegetais folhosos, como a alface e a rúcula, que murcham e perdem sabor se congelados. Por outro lado, legumes como cenoura, brócolis e ervilha são ótimas opções para ter prontas no freezer. Já carnes, aves e peixes também podem ser congelados, mas é importante que estejam frescos e de boa qualidade.
2. Prepare os alimentos corretamente: No caso das carnes, aves e peixes, o ideal é embalar em porções individuais ou que serão usadas de uma única vez, facilitando o descongelamento. Até porque, um alimento não pode ser congelado novamente. Já os legumes e frutas precisam estar secos para evitarem a formação de cristais de gelo.
3. Embalagens adequadas: Na hora de congelar alimentos, sejam eles sobras do almoço ou mesmo legumes cozidos, opte por recipientes herméticos ou sacos de congelamento próprios para alimentos. Os sacos plásticos comuns costumam permitir a entrada de ar, o que compromete a qualidade dos alimentos.
4. Coloque etiquetas: Antes de congelar, coloque a data de congelamento e qual alimentos está em cada recipiente. Assim você consegue consumir os alimentos mais antigos primeiro. O ideal é organizar os alimentos no freezer por tipo e data de congelamento para facilitar a localização.
5. Descongele de forma adequada: Para descongelar os alimentos, você pode colocá-los na geladeira na noite anterior ou utilizar o micro-ondas na função “descongelar”. Nunca descongele alimentos em temperatura ambiente, isso favorece a proliferação de bactérias.
Pronto! Se você seguir essas dicas, o congelamento de alimentos em sua cozinha será muito mais seguro e eficaz.