In Natura, processado, ultraprocessado? Conheça as diferenças dos alimentos

 

Ter uma alimentação saudável parte do princípio de que ela tenha como base alimentos in natura ou que sejam minimamente processados. Assim, gorduras, sal e açúcar podem ser consumidos, mas é preciso seguir atento para não exagerar. Já os alimentos ultraprocessados devem ser evitados, com consumo esporádico.

Isso porque, eles possuem alta concentração de realçadores de sabor, conservantes e outros ingredientes que, quando consumidos com frequência fazem mal ao nosso organismo. 

Para ajudá-la a entender um pouco mais sobre essas classificações e assim fazer escolhas mais saudáveis para o seu cardápio alimentar, siga essas dicas:

Alimentos in natura

São aqueles que devem estar presentes em suas refeições, sem restrições. Eles são obtidos diretamente de plantas ou animais, sem muita intervenção da indústria. Aqui estão as folhas, furtas, verduras, legumes, ovos, carnes e peixes.

Alimentos minimamente processados

Eles também são ótimos na hora de pensar na alimentação de sua família. Na prática, eles passam por algum processo industrial, mas não há agregação de substâncias ao alimento original, apenas são limpos, moídos ou pasteurizados. O nosso Arroz e Feijão de cada dia são bons exemplos de alimentos minimamente processados. 

Alimentos processados

Nesta categoria estão os alimentos fabricados pela indústria, ou seja, que possuem adição de sal, açúcar, conservantes ou realçadores de sabor. Aqui estão as conservas, enlatados, pães, etc. Por terem adição de sal, gordura e açúcar eles podem fazer parte de seu prato, mas de uma forma um pouco mais moderada.

Alimentos ultraprocessados

São alimentos com aditivos, como salsichas, sorvetes, chocolates, misturas para bolos, refrigerantes e produtos congelados prontos, como pizzas, nuggets e hambúrgueres. Para uma alimentação mais saudável, o ideal é evitar esse tipo de alimento, incluindo em sua dieta de forma muito pontual. 

Agora que você já sabe a diferença de classificação dos alimentos, é só escolher aquele acompanhamento delicioso para o arroz e feijão. Assim, além de uma comida saborosa, você vai levar muita saúde para a mesa de sua família.

Deixe um Comentário