Neste de julho é comemorado o Dia Internacional do Chocolate, essa gostosura que deixa pessoas apaixonadas em todo mundo. Seja para degustar puro ou como ingrediente de receitas, nos recheios de bolos e biscoitos ou recheado em incríveis bombons, chocolate é mesmo irresistível, não é?

E para comemorar essa data, vamos ver algumas curiosidades sobre o mundo do chocolate. Afinal, tem opção para todos os gostos, mas você sabe a diferença entre cada um deles?

Para começo de conversa, vamos lembrar que a diferença entre o chocolate branco e os demais se dá pelo uso do cacau. No preparo dos chocolates ao leite, meio amargo e amargo é usada a massa de cacau. Já no chocolate branco é usada a manteiga que é extraída do cacau.

Chocolate ao leite: além do cacau, tem em sua composição leite. A proporção de cacau pode ser variada.

Chocolate meio amargo: composto entre 40 até 60% de massa de cacau.

Chocolate amargo: pode ter até 95% da massa de cacau em sua composição.

Chocolate branco: tem em sua composição a manteiga de cacau e não a massa.

Diferença entre cobertura e chocolate

No mercado, existe o chocolate e a cobertura, os dois podem ser confundidos, mas cada um tem uma finalidade na culinária. Eles também apresentam diferenças em suas composições.

Apesar da cobertura não ser considerada um tipo de chocolate, popularmente ela é chamada de chocolate cobertura. Mas vamos falar agora sobre a composição para entender melhor essa diferença.

Enquanto o chocolate leva massa de cacau ou gordura de cacau, a cobertura é obtida a partir de outro tipo de gordura, a chamada gordura vegetal, derivada de vegetais, por exemplo, a soja.

A cobertura pode ser dividida em dois tipos e como o nome indica geralmente é usada para coberturas. A cobertura fracionada é usada para formar casquinhas, por exemplo, a casquinha de bombom.  Já a cobertura hidrogenada tem uma composição maior de gordura vegetal e pode ser usada em recheios, é conhecida por sua consistência mais gordurosa.

Temperagem:

A temperagem é feita quando o objetivo é dar uma nova forma para o chocolate, por exemplo, para o preparo de ovos de páscoa ou bombom, quando o chocolate precisa ficar mais derretido para ser modelado em uma forma e depois resfriar ou quando será usado para cobrir trufas.

Para fazer a temperagem o chocolate é derretido geralmente no micro-ondas ou em banho-maria e depois passa por um processo em que ele é resfriado, seja com o auxílio de uma espátula sobre alguma peça de mármore, seja com adição de mais chocolate junto ao que já está derretido. Essa é uma etapa mais delicada do preparo.

A versão em pó:

Você sabe a diferença entre cacau em pó, chocolate em pó e achocolatado? Pensando em sabor, é possível apontar o cacau em pó como sendo mais concentrado no aroma e gosto mais amargo, o chocolate em pó já tem um pouco de doce e o achocolatado é bem docinho, você concorda?

A partir dessa constatação é possível já imaginar a composição de cada uma dessas versões…O cacau em pó é composto 100% de cacau, mais escuro e com o sabor e aroma bem acentuados. Como não leva açúcar, ele tem o sabor mais amargo mesmo.

Já o chocolate em pó apresenta entre 30, 50 e 70% de cacau em sua composição e pode conter açúcar. Enquanto o achocolatado apresenta mais doce em sua composição, podendo chegar até a 70 e 90% de açúcar.

Agora que você já conheceu algumas curiosidades sobre o chocolate, que tal conferir deliciosas receitas com essas variedades.

Seleção de receitas:

 

Mousse de chocolate

Brigadeiro Gourmet

Bolo de chocolate

Brigadeirão

Torta de chocolate branco com mousse de maracujá

Chocolate quente

Cookie de chocolate

Petit Gateau

Deixe um Comentário