Doze anos de idade e um espírito empreendedor

Por 15 de fevereiro de 2024Dicas

Saiba como surgiu a marca Cristal, responsável por levar pureza e qualidade para a mesa de sua família.

Em 1956, na cidade de Tesouro (MT) é que começa a história do Arroz Cristal. Na época, Walterdan Fernandes Madalena, que tinha apenas 12 anos, ajudava o pai na mercearia da família. Contudo, por ter um espírito empreendedor, comprou a sua primeira máquina de beneficiamento de arroz. Manual, o maquinário tinha capacidade para um saco de 60kg por dia.

No ano seguinte, a família se mudou para Goiânia (GO) e a mercearia foi reaberta na antiga Vila Operária, onde hoje é o setor Centro-Oeste.

Parceria

Com o passar dos anos, Walterdan firma parceria com o seu irmão Walton, já em 1964. Em seguida, compram uma máquina com capacidade para limpar quatro sacos de 60 kg/hora. E é com esta estrutura que nasce a primeira cerealista, chamada de Cerealista Madalena, na Rua Ipameri, no setor Campinas.

Já no próximo ano, Walterdan vende sua parte da cerealista para o irmão. Ele então passa a comprar arroz em casca e pagar para realizar o beneficiamento. Em 1966, ele abre a cerealista “Comercial Amazonas”, no Setor dos Funcionários. Na ocasião, a capacidade de beneficiamento era de oito sacos de 60 kg/hora. Desta forma, seus principais clientes eram varejistas e feirantes. Com o crescimento da marca, seu irmão Waldir torna-se sócio da empresa.

Crescimento

Quase uma década depois, em 1974, a Ditadura Militar estabeleceu que a comercialização de arroz só poderia ocorrer em pacotes que tivessem os dados do fabricante e do produto impressos na embalagem. Assim, eles começam também a realizar o empacotamento dos grãos, nascendo a marca Cristal.

Quer saber mais? Então não deixe de acompanhar os próximos capítulos desta história. A cada semana traremos mais detalhes dos 60 anos de sucesso da Cristal Alimentos.

Join the discussion 9 Comentários

Deixe um Comentário