Quem nunca foi vítima de um café praticamente intragável ou tomou um café que valeu uma segunda rodada? E a questão pode estar muito além do equilíbrio entre água e pó. Confira algumas dicas para preparar um café perfeito.

UTILIZE ÁGUA FILTRADA
O tipo de água usado no preparo do café é muito importante. A água de torneira, mesmo depois de aquecida, pode conter pequenas partículas sólidas que podem alterar o sabor da bebida. Se a máquina de café ainda oferecer filtro interno, melhor ainda.

 

PREFIRA GRÃOS MOÍDOS NA HORA
Os grãos moídos proporcionam aroma e sabor mais gostoso. O pó sofre mais influência do ar, da umidade, do calor e até do contato com outros odores, o que faz com que perca sua qualidade. Caso opte por utilizar o café moído na hora, conserve o que sobrar colocando o pacote do pó ou dos grãos bem fechado dentro de um pote plástico escuro para evitar contato com a luz, mantenha-o em local seco e fresco e dentro da geladeira. Por fim, não misture o conteúdo de um pacote que você acabou de abrir com um que já estava aberto.

 

PREFIRA CAFÉ PURO
Um café de qualidade não precisa ser adoçado. Se optar em adicionar açúcar ou adoçante, deixe para adicionar os complementos na xícara. Quando se prepara café já adoçado, há formação de uma película de caramelo em torno do recipiente que faz com que o café oxide e perca o sabor mais rapidamente.

 

ACERTE NA PROPORÇÃO
Para um café em pó com filtro de papel, utilize cinco a seis colheres de sopa (niveladas) de café para cada litro de água. Tenha uma colher medidora para que a medida seja sempre a mesma e seu café tenha sempre o mesmo sabor. A proporção pode variar de acordo com o seu gosto.

 

NÃO DEIXE A ÁGUA FERVER
Não coloque a água para ferver e vá para a sala. Ela deve ficar com a temperatura de cerca de 90°C. Tire do fogo antes de levantar fervura.

 

FILTRO DE PAPEL É MAIS HIGIÊNICO
Isso desde que não seja reutilizado. O coador de pano, entretanto, costuma deixar o café mais encorpado, pelo fato de o tecido permitir que o líquido passe mais facilmente por suas paredes. Se esta for sua escolha, muito cuidado com a conservação. Lave-o somente com água, nada de sabão e guarde-o dentro da água, em um pote fechado, e compre um novo com alguma regularidade.

 

CONSUMA NA HORA
Para poder apreciar melhor todas as características do café, inclusive suas propriedades, o ideal é consumi-lo assim que ficar pronto. O café expresso, principalmente, perde seu sabor pouco tempo depois do preparo. O coado dura um pouco mais se preservado em uma garrafa térmica. Não há qualquer risco em tomá-lo depois de algum tempo de preparo ou feito com água fervente. Ele mantém seus nutrientes, apesar de perder em sabor.

Fonte:  Minha Vida / Blog Tudo Gostoso

Deixe um Comentário