DICAS PARA FAZER COMPRAS NO SUPERMERCADO

Você gosta de ir às compras no supermercado? Essa é uma atividade que pode ser uma distração para muitas pessoas ou até meio estressante para as outras. Mas, com algumas táticas, é possível tornar esse momento mais prático e até econômico.

Para começar, você vai precisar de planejamento. Faça aquela famosa lista de compras, confira bem o orçamento, saiba quanto tem disponível para gastar no supermercado e não se esqueça de levar aquela boa amiga desse momento, a calculadora.

Vamos conferir um passo a passo mais detalhado para se sair bem no supermercado? Afinal, é nesse momento que você escolhe os produtos que vão fazer parte do seu dia a dia.

Orçamento: Saber quanto você tem disponível para gastos no supermercado antes de sair de casa é uma tática que vai te ajudar a equilibrar até mesmo o seu orçamento geral, pois vai evitar que extrapole nas compras.

Lista de Compras: é um item básico, mas essencial para não perder tempo tentando lembrar o que falta ou dar chance para distrações e acabar comprando algum produto que não seria necessário.

Confira os armários, a geladeira e a despensa para começar a lista. Anote tudo que precisa.

Faça uma comparação entre o orçamento disponível e os itens listados.

Frutas, verduras e legumes da estação: Normalmente, esses itens costumam ser mais baratos porque ficam disponíveis em maior quantidade e estão mais fresquinhos também.

O que cozinhar durante a semana? Ter definido os pratos da semana ajuda na escolha dos alimentos.

Veja uma dica extra aqui: Aprenda várias receitas, assim você vai conseguir variar com o básico. Por exemplo, é possível usar uma abobrinha para fazer salada ou ao forno com recheio e gratinada.

Calculadora: Leve uma calculadora ou use a do celular. Ela será um grande auxílio para você não fugir do valor que tem disponível para gastar.

Eu quero, mããee! Eu quero, paaii! Vai levar as crianças? Explique, antes mesmo de sair, que existe uma verba para a compra e que não é possível gastar além dela. Faça combinados com as crianças!

Data de validade: Adote o hábito de conferir a data de validade dos produtos e a aparência deles também.

Não se deixe seduzir: Quem é que não gosta de uma promoção? Mas não dá para aproveitar todas as ofertas. Só compre na promoção se aquele produto fizer sentido para você, se já constar na lista ou se compensar muito. Não se esqueça do orçamento que foi definido lá no início.

Faça uma reserva para aproveitar promoções: Para não sair do orçamento do mês e não perder aquela promoção que compensa e você quer muito, separe uma parte do salário fazendo uma reserva para aproveitar condições especiais. Assim, quando aparecer aquela pechincha que é irresistível, você vai poder aproveitar, principalmente em datas comemorativas como a Páscoa ou o Natal.

Custo-benefício: Ao comparar preços, não se esqueça de levar em conta o peso ou a quantidade de produto por embalagem e a qualidade deles.

Gostou das dicas? Comente aqui se foram úteis pra você! 🙂

 

 

Deixe um Comentário