DICAS PARA ESCOLHER FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES

Na hora de escolher frutas, verduras e legumes você fica em dúvida sobre qual deles está melhor para o consumo ou para usar naquele prato específico que vai preparar?

Para não ter mais indecisão, a Cristal separou algumas dicas que mesmo sendo básicas vão fazer a diferença na hora de escolher esses alimentos tão importantes na alimentação.

Anota a primeira dica que a gente já informou nas redes sociais da Cristal, mas vale repetir aqui também. Consuma bastante frutas, verduras e legumes da estação. Além de apresentar um preço mais em conta devido ao aumento da oferta, esses alimentos também podem estar mais saborosos e suculentos.

Mas agora vamos conhecer um pouco mais sobre frutas, verduras e legumes específicos?

 

 

 

 

Milho:

O milho é versátil e rende pratos deliciosos, mas na hora da compra pode surgir aquela dúvida sobre qual espiga levar. Fazer essa escolha é fácil, basta observar a cor e a textura dos grãos. Para fazer refogados, prefira a espiga de milho com grãos mais claros e macios.

Já para pratos com caldos, em que o milho vai servir também para engrossar o caldo, como angu e curau, prefira espigas mais duras e amarelas. Esse milho também é indicado para preparo de bolos, pamonha e mingau.

O milho com os grãos claros e macios é o milho mais novo, já quando os grãos são mais amarelos e consistentes, o milho está maduro.

Quiabo:

Ele divide opiniões quanto ao gosto, algumas pessoas amam e outras não gostam. E para escolher os mais macios prefira quiabos de tamanhos médio a pequeno. Prefira também quiabos brilhantes e firmes e com pelos, que são os mais frescos.

 

 

 

 

Cenoura:

Será que a gente presta atenção nos detalhes na hora de comprar cenoura? Vamos conferir o que deve ser levado em conta.

Observe a cor e prefira aquelas que apresentam um laranja mais forte. Perceba também a textura e escolha as cenouras mais firmes. Prefira as cenouras de tamanho médio a menores, as maiores podem estar mais duras e demorar a cozinhar. Evite levar as cenouras murchas ou com a casca danificada.

Maracujá:

Essa fruta pode até te enganar se você não tiver muita prática na escolha dela. Geralmente, as frutas mais murchas são evitadas, mas no caso do maracujá a prática deve ser exatamente ao contrário. Prefira o maracujá mais murcho, pois ele vai conter mais poupa do que a fruta com aquela casca lisinha. Escolha também o maracujá com amarelo mais forte.

Brócolis:

Observe a coloração, que deve ser verde-escura. Evite os brócolis com partes amareladas e murchas, pois eles já não estão tão frescos.

Alface:

Evite se as folhas estiverem murchas ou amareladas ou com muitas partes escuras e muitos furos. A alface fresca tem aspecto brilhante.

Batata:

A batata é querida e popular e com ela é possível fazer desde a amada batata frita ao purê e até pratos mais sofisticados. Para escolher a batata certa, evite levar as que apresentam brotos na casca e também aquelas que têm partes verdes na casca.

Laranja:

Para escolher laranja com mais caldo, leve para casa as de casca mais lisa e brilhante. As laranjas com casca rugosa podem ter menos caldo.

Banana:

Na hora de comprar banana, repare no formato dela, as mais arredondadas são ideais. Quando o formato da banana apresenta quinas, pode ser sinal de que ela foi colhida antes do tempo.

Perceba também a condição da penca, se as bananas não estão se soltando, elas podem estar mais frescas do que aquelas em que as bananas se soltam.

Dica extra:

Ao escolher frutas, verduras e legumes, evite apertar muito, enfincar a unha ou quebra-los, porque aqueles que não forem selecionados por você, os demais consumidores não vão querer levar por apresentarem marcas e danificações e isso vai gerar desperdício de alimentos.

Deixe um Comentário