Como é bom deitar em uma cama limpinha. Além da sensação de bem-estar, essa também é uma questão de saúde. Por isso, é importante manter a roupa de cama higienizada da forma correta.
Uma dúvida comum quando o assunto está ligado à cama é em relação à frequência de troca. Você mantém uma rotina de substituir os lençóis e edredons já usados pelos limpos de quantos em quantos dias?
Para os lençóis, uma frequência de troca entre 1 até 2 semanas é recomendada, dependendo do clima. Em épocas de calor, quando a gente acaba suando mais, é recomendado aumentar a frequência e fazer a troca a cada semana. Em épocas de clima mais ameno, essa troca pode demorar mais um pouquinho, dependendo de fatores como a ventilação do ambiente, quantidade de pó que pode circular naquele local. Já as pessoas que apresentam alergias podem precisar fazer a troca do lençol com mais frequência.
Para cobertores e edredons a rotina de troca pode ser de aproximadamente um mês. Usou aquele cobertor por umas 4 semanas? Já tá na hora de colocar para lavar.
Proteção para o colchão e o travesseiro:
Para manter o colchão e o travesseiro mais livres de ácaros a solução é recorrer às famosas capas protetoras, que vão funcionar como uma barreira, com a função realmente de proteger esses dois itens.
De janelas abertas!
Para um quarto mais arejado, aquela regra de manter as janelas abertas é super válida, permitindo a circulação do ar no ambiente.
Evitar dormir de cabelos molhados:
Se você lavou os cabelos à noite, recorra ao secador antes de se deitar, pois o cabelo molhado vai deixar o travesseiro úmido, se tornando um ambiente mais propício para os ácaros.
Mais vinagre, menos amaciante:
Apesar de deixar aquele cheirinho maravilhoso nas roupas, se usado em excesso o amaciante pode ser prejudicial, tornando a fibra mais impermeabilizada.
Uma alternativa ao uso do amaciante pode ser o vinagre. Que também deixa as roupas macias e, acredite, quando secar, sua roupa de cama não vai ficar cheirando à salada.