Como conservar ervas frescas

Por 2 de outubro de 2017Dicas

Ter ervas frescas em casa diretamente da horta não é privilégio de todo mundo, ainda mais que mora em apartamento com o espaço reduzido. Às vezes até dá pra ter um vasinho ou outro de tempero, mas não muitos, então a solução é comprar temperos desidratados ou até mesmo frescos no mercado.

O grande problema dos temperos frescos é a vida útil. Compramos um maço grande de salsinha e nem sempre conseguimos usar todo ele antes de começar a murchar ou amarelar na geladeira, mesmo que embalemos direito e jogar fora não pode ser uma opção, temos que aproveitar ao máximo os alimentos, inclusive as ervas e, para isso, podemos usar algumas técnicas que preservam bem o sabor e aumentam a vida útil dos nossos amados temperinhos.

Existem várias maneiras de como conservar ervas frescas, uma delas é o congelamento. Aposto que você conhece alguém que tem sacos de cebolinha e salsinha picadas no freezer, não é mesmo? Mas nem todo tempero aguenta bem ser somente picada e congelada.

Há muitas técnicas para congelar os temperos, mas que preserva bem o sabor dos temperos é armazenar no azeite é o congelamento no azeite.

É simples: depois de higienizar os temperos e secar muito bem, é necessário picar, colocar em forminhas de gelo e cobrir com azeite, depois levar ao freezer para congelar.

Depois de congelado é só retirar os cubinhos e armazenar em sacos plásticos. Dura pelo menos três meses no freezer e você sempre vai ter um temperinho a mão quando precisar.

Dá para fazer com qualquer tempero, inclusive pimenta. A ideia de congelar em cubinhos de gelo é ajudar a proporcionar o tempero. Por exemplo, quer armazenar manjericão. Pica bem, coloca na forminha, cobre com azeite e congela. Depois quando você quiser usar é só pegar um cubinho, jogar no molho que vai derreter e dar sabor. Lembre-se de picar o tempero bem fininho, porque depois de congelado vai ser impossível picar novamente. Então você tem que picar do tamanho que você costuma usar na receita.

Uma sugestão é fazer um mix do que combina mais, por exemplo, uma mistura de hortelã com alecrim já pensando em usar para temperar cordeiro. Depois é só retirar do freezer e adicionar esse cubinho junto com o tempero, quando derreter vai dar sabor à marinada. Outra opção bacana é a salsinha e cebolinha. É bater no liquidificador com um pouco de azeite, o suficiente para conseguir processar e depois guardar em um saco plástico.

Uma sugestão é usar saco ziploc. Coloque o tempero dentro, delimita o tamanho que do tablete, espalhe bem o tempero, retire o ar e guardo no congelador. Na hora de usar é só quebrar um pedaço do tamanho que quer e pronto. Uma sugestão é fazer mais fininho para ficar mais fácil de quebrar e derreter mais rápido! (Temperando)

 

 

Deixe um Comentário