A cada dia, levar marmita pra o trabalho tem se tornado um hábito para os brasileiros, pois ajuda a se alimentar melhor e ainda economizar. Mas não é uma tarefa fácil planejar um cardápio saudável e variado para toda a semana, mesmo sabendo que motivação e planejamento são os principais ingredientes dessa tarefa.
Confira várias dicas que vão te ajudar a preparar a marmita ideal para levar ao trabalho todos os dias.
Nutricionistas recomendam seguir uma proporção do prato. A método Meu Prato Saudável, desenvolvido pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, pode ser uma ótima dica:
½ prato de verduras e legumes (crus ou cozidos)
¼ de alimentos ricos em carboidratos (arroz, macarrão, batata, etc.)
¼ com proteína vegetal (feijão, grão-de-bico, lentilha, etc.) e proteína animal (carne, frango, peixe, ovo, etc.)
1 porção de fruta como sobremesa
Além disso, seguir as dicas abaixo vão te ajudar desde o preparo até o consumo.
- O recipiente correto
Os recipientes de vidro são os mais indicados para marmitas. Além de poder ir direto ao microondas, o vidro está livre de Bisfenol A, substância presente em alguns plásticos e capaz de produzir diversos efeitos nocivos à saúde.
- Economia
Fazer o próprio almoço é quase sempre mais barato do que comer em restaurantes. É um excelente benefício a ser lembrado por aqueles que pretender aderir à prática de levar marmita ao trabalho. Principalmente se você tiver metas financeiras a serem alcançadas.
- Faça uma quantidade maior no jantar
Fazer o jantar render uma boa marmita para o almoço é ótimo. Afinal, as sobras também são apetitosas, e você não desperdiça nada.
- Não tempere a salada
Capriche nas folhas verdes, mas não se esqueça de levar molho em outro recipiente. Só misture na hora de comer. Dessa forma, não corre o risco da salada ficar murcha. Também existe o truque de deixar o molho no fundo do pote e dispor os demais ingredientes na parte de cima.
- Reserve o domingo para prepara o cardápio da semana toda
Cozinhar para a semana toda em um único dia é ótimo. Você pode fazer uma grande quantidade, colocar em potes individuais e congelar. Existem várias receitas práticas, rápidas e saudáveis que podem ser armazenadas para consumir ao longo da semana.
- Mantenha alguns temperos no trabalho
Se for permitido, deixe alguns condimentos guardados no seu local de trabalho, como um pouco de azeite, vinagre, pimenta, etc. Sementes e nozes são ótimos para complementar a sua refeição, dão um toque crocante e podem ser armazenados. Ah, e são super saudáveis.
- Selecione receitas simples
Suas receitas não precisam ser complicadas. Se optar por um cardápio mais elaborado, é provável que ficará sobrecarregado e pare de fazer as marmitas rapidamente.
- Deixe tudo organizado na noite anterior
Deixe tudo embalado para que, de manhã, você só retire da geladeira e não corra o risco de se atrasar.
- Evite frituras
Quem já comeu batata frita no dia seguinte sabe que elas perdem toda a crocância. Então, evite as frituras e dê preferência aos alimentos assados ou cozidos no vapor.
- Alguns tipos de molhos não combinam com marmitas
Receitas com creme de leite, iogurte e maionese são deliciosas. Porém, precisam ser mantidas na geladeira o tempo todo. Portanto, evite receitas que levem esses tipos de molhos, pois não ficam tão boas depois de aquecidas.
Fonte de dados: Catraca Livre