Para os amantes de plantas, nada melhor do que aprender a repaginar os vasinhos para expor de maneira criativa.
Além de tudo plantas deixam uma energia boa no ambiente.
Os suportes em macramê é uma ideia bacana e fácil de fazer. E você pode colocar esses vasinhos em vários ambientes da casa.
Veja o passo a passo de como fazer esse suporte lindíssimo.
Materiais utilizados:
- Tecido elástico ou algum retalho da cor que preferir;
- Vaso de cerâmica;
- Fita métrica;
- Gancho para pendurar o vasinho;
- Tesoura.
Se você utilizar um pedaço de tecido, corte várias tiras do tecido com cerca de 3 cm de largura.
Agora se você optar por trapilho, corte 8 tiras. O comprimento das tiras vai depender do tamanho do vaso a ser utilizado depois e também do tipo do trapilho. Também depende ser for mais elástico ou menos. É sempre bom deixar um excesso, pois no final é só acerta o tamanho.
Para quem não sabe o que é TRAPILHO, vamos dar uma pequena explicação (Trapilho são fios normalmente grossos, que resultam devidos aos retalhos de confecções em algodões ou lycras).
Em seguida de um nó grande na extremidade de maneira que fique bem apertado, pois ele que irá suportar o peso do vasinho com a planta.
Após da o nó, separe as cordas em 4 conjuntos de 2 e dê um nó em cada conjunto com aproximadamente 2 cm de distância do primeiro nó grande, assim como as imagens abaixo.
Após fazer isso, faça o mesmo nó, em todos os 4 conjuntos de corda, mantendo sempre a mesma distância (2cm) do nó grande.Uma dica é importante é que não aperte muito os nós, pois pode precisa ajustá-los no final quando for colocar o vaso.
Igual a imagem de cima, separe agora seus cabos em conjuntos de 2 alternados com os da linha anterior. e depois amarre os 4 nós da segunda linha com aproximadamente 1,5 cm de distância dos nós anteriores. Sempre lembrando que ao fazer um nó, não aperte muito, para se caso precisar no final.
Após amarrar os nós , repita esse mesmo processo para a 3° linha de nós, deixando aproximadamente cerca de 1,5 cm de distância dos nós da linha anterior (2° linha). Após terminar a 3° linha, o suporte vai ficar parecido com essa imagem abaixo.
Estique o suporte em macramê e coloque o vaso segurando todas as pontas que estão soltas no topo. Assim como explica a imagem abaixo.
Assim que colocar o vaso com a planta aproveite para ajustar e apertar bem os nós.
Após ajustar os nós , segure as pontas do topo e dê um grande nó, depois certifique que ficou bem apertado do mesmo jeito do primeiro nó. (É importante que fique bem apertando para que não solte depois). Acompanhe as imagens abaixo de como foi feito.
Em seguida colocar o gancho neste nó grande para suspender o suporte e colocá-lo no teto. (Certifique novamente se os dois nós grandes estão bem apertados e firmes, para não acontecer algum acidente e cair no chão).
E pronto! Agora você pode colocar seu suporte suspenso de macramê onde desejar.
(Blog Eu também Decoro)
muito bom