Alimentação saudável, sem precisar cozinhar todo dia. Essa conta fecha?

 

Veja dicas e truques para conseguir se alimentar melhor, mesmo na correria dos dias. Com um pouco de planejamento, é possível comer bem todos os dias!

Trabalhar fora; cuidar da casa; dar conta de toda a rotina. Muitas vezes são tantas tarefas que acabamos negligenciando a nossa própria alimentação e também de nossa família. Contudo, com algumas dicas de organização, é possível comer melhor, todos os dias, mas sem necessariamente precisar ir pra cozinha.

Sabemos que é uma tarefa desafiadora, mas com dicas simples você vai ver que é possível fugir do excesso de pedidos em aplicativos de entrega, por exemplo.

 

O primeiro passo é se organizar para fazer compras em um único dia e, assim, evitar as idas e vindas diárias ao supermercado. Além disso, preparar um bom tempero caseiro, triturando alho, sal, cebola e similares também vai dar um toque de sabor ao preparo dos alimentos, sem precisar de se preocupar em picar os temperos a cada refeição.

Montagem de cardápio

Antes mesmo de ir ao supermercado, o ideal é montar um cardápio, seja semanal ou mensal. Desta forma, você faz as suas compras direcionadas para o que realmente vai usar, evitando também o desperdício de alimentos.

Pense em porções que montem uma refeição completa, com uma base (arroz e feijão, por exemplo) + uma proteína + um acompanhamento. E, para ir além, pense em combinações diferentes a partir do mesmo ingrediente. Uma mesma carne pode ser feita assada e também usada desfiada/cortada em cubos pequenos para um escondidinho. Assim é possível ter variações e não comer a mesma coisa todos os dias.

Quantidades

Outro detalhe importante é pensar em quantas pessoas irão comer esta comida e quantas refeições você quer otimizar, seja almoço ou jantar. Isso vai ajudá-la a organizar as quantidades que precisam ser preparadas. Organize as marmitas prontas, com todos os grupos alimentares em porções individuais. Outra sugestão, se você tem um pouquinho mais de tempo, é deixar os produtos prontos e congelados separadamente, com a quantidade que a sua família consome. Assim, é possível fazer combinações de sabores e preparos a partir do que tem no freezer. É só pegar uma porção de arroz, outra de feijão, uma carne, um legume cozido e pronto! Terá uma refeição completa! 

Preparo

Algumas dicas simples podem ajudá-la a adiantar a sua vida na cozinha sem perder em textura, sabor e nutrientes dos alimentos. Confira:

  • Evite congelar legumes ou vegetais crus. O ideal é dar um choque térmico, ou seja, cozinhá-los por alguns minutos em água ou vapor e, em seguida, coloca-los em uma tigela com gelo para cortar o cozimento. Em seguida, congele-os abertos em uma assadeira e depois monte as porções desejadas. Assim, os alimentos não formarão um bloco, ficarão soltinhos, facilitando na hora de finalizar o preparo.
  • Sabia que o arroz pode ser congelado após cozido? Mas o ideal é não misturá-lo a outros alimentos. Coloque-o em um compartimento separado da marmita ou mesmo em um recipiente individual para o alimento.
  • Já o feijão, se o seu tempo for corrido, o ideal é já congelar temperado. Entretanto, se tiver um tempinho, cozinhe e congele sem tempero e deixe para finalizar no dia em que for comer.
  • Carnes assadas e cozidas congelam bem. Mas o ideal é que elas tenham algum molho. Assim não correm o risco de ficarem ressecadas na hora do descongelamento.
  • Verduras de folha: ao chegar do supermercado ou feira, lave-as bem e deixe secar. Coloque em potes bem fechados e forrados com papel toalha. Assim irão permanecer frescas na geladeira a semana inteira. 
  • Massas e sopas: Sobrou lasanha do almoço de domingo? Porcione e congele! Eles aceitam bem o congelamento. O mesmo vale para as sopas. Vai preparar aquela sopa ou caldo para o jantar? Faça um pouco a mais, já pensando em congelar para outra refeição.

Viu só? Com um pouco de planejamento e congelando alimentos pré-prontos ou finalizados, é possível comer um pouco melhor e ainda economizar tempo na cozinha!

Deixe um Comentário