6 hábitos para economizar no orçamento doméstico

Por 6 de fevereiro de 2022Dicas

A economia doméstica é um dos principais objetivos das famílias, mas também é um grande desafio. Apesar de ser difícil economizar, adotando alguns hábitos essa tarefa vai ficar mais fácil e logo você poderá notar os resultados.

A gente separou 7 informações para dividir com você e te incentivar a começar agora a economia doméstica.

1 Alimentação:

Uma considerável parte do orçamento doméstico fica para os gastos com a alimentação. Alguns hábitos que vão reduzir esses gastos são simples de adotar e fazem a diferença.

Aprender a cozinhar diferentes tipos de pratos: preparando diversas receitas, é mais fácil preparar os alimentos usando o que você tem disponível em casa. Esse hábito ajuda também a evitar gastos comprando comida já preparada, que costuma sair com preço mais caro. E você pode economizar ainda preparando marmitas para a semana

Evite o desperdício. Reaproveite os alimentos. O arroz de ontem pode se tornar uma deliciosa torta de massa de arroz ou um bolinho de arroz.

Congele os alimentos. Comprou frutas que estão muito maduras. Não deixe perder. Por exemplo, o mamão congelado depois pode se tornar uma deliciosa vitamina. Já a banana cortada em rodelas e congelada pode virar um sorvete.

2 Poupar para evitar dívidas:

Uma das melhores formas de economizar é fugindo das dívidas. E, para se prevenir contra os temidos juros, comece poupando, criando uma reserva financeira. Essa tarefa geralmente é considerada difícil, mas não é impossível.

A orientação da influencer do mundo das finanças Nathalia Arcuri é começar entendendo seus gastos. Coloque tudo no papel e veja o que é um gasto fixo e o que é um gasto não tão constante.

Segundo a influenciadora, criar uma fonte de renda extra também é interessante para formar uma reserva financeira. Exemplos de formas de renda extra são fazer serviços de uber nos intervalos ou finais de semana, vender doces, prestar algum serviço na internet.

E, para gastar de forma consciente, defina metas e objetivos. Elas devem ficar bem claras para você. Classifique em metas menores, médias e maiores, que a influenciadora chama de metas a curto, médio e longo prazo.

 

3  Contas de água e energia:

É possível economizar um pouquinho também na conta de água e energia? Avalie junto com a família o que pode ser feito para reduzir esses gastos que são mensais. Além de cortar alguns gastos, essa é uma ação que traz mais sustentabilidade.

Desligue as lâmpadas quando não tiver ninguém em um cômodo da casa.

Use menos o chuveiro na opção inverno.

Faça escolha de lâmpadas mais econômicas. Mesmo que elas representem um gasto momentâneo, ao longo do tempo, a economia será maior.

Evite deixar as torneiras abertas enquanto ensaboa a louça.

 

4 – Locomoção:

Para fazer economia de transporte, uma estratégia é a família se instalar de forma mais próxima possível dos locais onde frequenta, como o trabalho e escola das crianças. Que tal matricular os pequenos em uma escola que esteja no caminho para o local de trabalho do pai ou da mãe.

5 – Planos e pacotes:

Verifique se é necessário ter todos os canais de TV que você assina atualmente. Veja também se não tem como negociar para reduzir tarifas como a conta de telefone ou a anuidade do cartão de crédito.

6 – Diversão com menos gastos:

A gente sabe que para a boa saúde emocional é preciso ter momentos de descontração enquanto para a boa saúde financeira é preciso planejar bem os gastos. Que tal aliar esses dois fatores? É possível se divertir com a família toda e com amigos gastando menos.

Uma opção divertida é fazer um piquenique no parque com as crianças. Aproveite o ar livre. Leve brinquedos como bolas e jogos manuais e procure um lugar seguro para que elas possam brincar.

Para se divertir com amigos, prepare pratos iguais aos dos famosos restaurantes para um jantar de descontração. Isso não precisa se tornar uma regra. Afinal, é maravilhoso sair para ir naquele restaurante preferido, não é mesmo? Mas preparar um prato mais sofisticado em casa de vez em quando vai ser um desafio bacana e ainda vai proporcionar economia.

Viu só como pequenos hábitos podem te ajudar na economia doméstica.

Deixe um Comentário