5 atitudes para acabar com o desperdício de alimentos

Por 23 de agosto de 2024Dicas

Ter alimento na mesa é um privilégio. Por isso, é preciso seguir sempre atento para evitar o desperdício. Afinal, quem nunca deixou um legume estragar no fundo da geladeira ou jogou as sobras do almoço fora? A verdade é que, para evitar o desperdício de alimentos, é preciso se planejar, analisar o perfil de consumo, higienizar e guardar cada item de forma correta e, claro, aproveitar aquela comida que sobrou da última refeição.

Para ajudá-la nesta missão, nós separamos cinco dicas que acabarão com o desperdício de alimentos.

1- Planeje suas compras semanais

Parece óbvio, mas a verdade é que muita gente não planeja as suas compras semanais, ou seja, aquelas de frutas, legumes, verduras e laticínios e acabam comprando mais do que o necessário. O ideal, portanto, é ter o planejamento do cardápio dos próximos dias, assim você compra apenas o que realmente será usado naquele período.

2- Higienize e conserve corretamente os alimentos

Não se pode negar que a forma como se guarda um alimento influencia em sua duração. Portanto, sempre higienize e conserve corretamente cada item. Em outras palavras, lave legumes, frutas e verduras em solução com um litro de água e duas colheres de sopa de água sanitária (com 1% de hipoclorito de sódio), deixando de molho por 15 minutos e depois enxaguando-os em água corrente.

3- Reaproveite as sobras das refeições

Não jogue fora a comida que sobrou do almoço. Elas podem ser reaproveitadas no jantar ou mesmo na preparação de outra refeição. Você pode fazer aquele tradicional “mexidão”, com as sobras da refeição anterior, mas também pode utilizar a carne e os legumes para outros preparos, como tortas ou até mesmo sanduíches.

4- Congele!

Sobrou uma quantidade maior de comida? Que tal congelar para ser consumida em outras refeições mais adiante? Ou, se perceber que os legumes estão estragando na geladeira, uma solução é preparar a comida e congelá-la. Assim, é só tirar as marmitas do freezer na hora do almoço, facilitando o seu dia a dia e evitando o desperdício.

5- Não descarte alimentos imperfeitos

É claro que um alimento mais fresco é mais convidativo ao consumo. Um exemplo claro é banana. Quando muito madura, as pessoas acabam não querendo comê-la. Mas isso não significa que a fruta terá como o único destino o lixo. A banana madura é perfeita, por exemplo, para o preparo de bolos. O segredo é seguir atento e usar esses alimentos que estão um pouco mais maduros antes que estraguem.

E aí em sua casa, o que você faz para evitar o desperdício?

Deixe um Comentário