Se você pensa que o banheiro da sua casa é onde há maior concentração de bactérias, está enganada. Uma pesquisa realizada em Barcelona, na Espanha, apontou que a cozinha possui cerca de 100 mil vezes mais germes do que esse ambiente.
A umidade da cozinha propicia a proliferação dos micro-organismos, e os resíduos de alimentos servem como alimentos para eles, além dos panos e esponjas serem os locais preferidos deles.
Apesar do tamanho microscópico, esses pequenos seres podem acarretar grandes consequências a nossa saúde, como micose de unhas, diarreia, problemas pulmonares e graves infecções, principalmente quando estamos com a imunidade baixa.
Mas, saiba que tem como evitá-los e se livrar desses invasores invisíveis na esponja da sua cozinha.
- Mantenha seca
Após o uso, lave bem com detergente e enxágue até não sair mais espuma. Em seguida, torça e deixe-a secando sobre o escorredor. Nunca armazene a esponja em recipientes que dificultem o escoamento da água, sobre o sabão ou embaixo da pia. Se possível, mantenha a esponja usada exposta ao sol por algum tempo.
- Tipo de produto
Evite sabão líquido ou em barra. O ideal é utilizar detergentes, pois, normalmente, possuem componentes antibacterianos que ajudam a minimizar a proliferação de germes na pia e na esponja.
- Tipo de esponja
Elas parecem todas iguais, mas não são. Existem esponjas com tecnologia que permite evitar a multiplicação de fungos, bactérias e germes. Algumas, inclusive, garantem eliminar até 99,9% desses visitantes indesejados.
- Prazo de validade
Certos fabricantes indicam até 4 semanas de uso da mesma esponja. Claro, isso depende também de quantas louças costumamos lavar por dia. Especialistas, por outro lado, indicam o tempo de 1 semana para a troca. Importante destacar que não se recomenda reutilizar a esponja. Quando levamos da cozinha à área de serviço ou banheiro, por exemplo, as bactérias vão junto.
- Livre-se dos micro-organismos
Há diversas técnicas para nos livrarmos de germes e bactérias presentes nas esponjas. Faça isso ao menos uma vez por dia. Vejamos três de eficiência comprovada:
– Lave bem e deixe a esponja submersa em recipiente com água fervendo por 3 minutos.
– Mantenha a esponja por 10 minutos em recipiente com 1 litro de água e 2 colheres (sopa) de água sanitária.
– Coloque a esponja numa tigela com água e leve ao forno micro-ondas por mais ou menos 2 minutos em potência alta.
- Descarte e o meio ambiente
Conforme indicamos, o ideal é a troca semanal da esponja. Porém, imagine se todos cumprissem essa orientação. A esponja convencional é feita de poliuretano, produto derivado do petróleo. Isso significa séculos para se decompor no meio ambiente. Uma alternativa bacana é a esponja vegetal, aquele que normalmente utilizamos para tomar banho. A bucha vegetal é uma planta, por isso totalmente biodegradável. Ao contrário do que você pode pensar, ela não arranha ou danifica a louça.
Cultivando alguns desses hábitos no dia a dia, você pode evitar o surgimento de doenças e ainda ajudar a preservar o meio ambiente. Lembre-se sempre: uma esponja livre de bactérias, germes e fungos evita a contaminação da cozinha, dos utensílios, das panelas e de toda família.
Fonte: Blog Supermercado Andreazza
Legal legal