Macarrão aletria, aquele de fios longos e bem fininhos embalados em forma de ninhos, é um tipo de massa fina e delicada que cozinha muito rápido. E, por isso, precisa de um cozimento especial, pois se não souber como cozinhar, pode ser que sua receita dê errado.
Como é um macarrão bem fininho, ele não pode ficar muito tempo cozinhando e muito menos ser colocado na panela enquanto a água não foi fervida.
Para começar, o ideal é que só cozinhe o macarrão aletria depois que seu molho estiver pronto. Além disso, deixe perto tudo o que vai precisar, pois o processo de cozimento é bem rápido mesmo.
Veja algumas dicas de como cozinhar macarrão aletria:
- Para cada 100g de macarrão, ferva 1 litro de água
- Coloque o sal quando a água estiver fervendo
- Acrescente os ninhos de macarrão
- Assim que terminar de colocar as massas na água, mexa para que os ninhos se soltem
- Cozinhe a massa por 1 minuto. Vai parecer que não cozinhou, mas é normal.
- Escorra o macarrão na própria panela e deixe um pouquinho da água do cozimento para a massa não secar e grudar. Mas atenção: só faça isso se a massa estiver com cara de mal cozida. Ao contrário, pode passar do ponto por causa da temperatura da água.
Os próximos passos dependerão de como você vai servir seu macarrão. Se for preparar com molho, o ideal é que ele fique pronto antes de cozinhar a massa e que não esteja nem quente nem gelado.
Caso queira preparar macarrão aletria com alho e óleo, refogue os temperos que desejar até dourarem com bastante azeite, enquanto ferve a água para cozinhar o macarrão.
Quando a massa estiver cozida, retire do fogo e escorra rapidamente, em seguida coloque sobre o óleo com temperos quente e mexa por 5 segundos depressa e tire do fogo.
Agora você já sabe que para que o seu macarrão aletria fique perfeito o segredo é cozinha-lo rapidamente (1 minuto), pois se continuar no calor por mais tempo cozinhará mais que o necessário e pode ser que fique grudando.