Comer bem é essencial!

Mas… você sabe escolher frutas, legumes e verduras?

 

Não é segredo que ter uma alimentação saudável traz saúde e qualidade de vida. E o primeiro passo para quem quer ter um estilo de vida com muito mais vitalidade é saber escolher as frutas, legumes e verduras, seja na feira ou no supermercado.

Isso porque, na hora de comprá-los, é preciso estar atento a alguns pontos para aumentar a durabilidade de tais alimentos, assim como economizar!

Para ajudá-la nesta missão, nós preparamos um guia de escolha de vegetais!

Vem ver!

Frutas

 

Abacate: Ele não pode estar duro demais e nem mole demais. O abacate pode inclusive ser comprado quando está um pouco mais firme, assim ele vai amadurecendo na fruteira a ponto de ficar ideal para o consumo.

Abacaxi: quanto mais amarelinho, melhor! Uma dica para saber se está maduro é puxar uma pétala do meio da coroa… Se soltar com facilidade, está bom para o consumo.

Banana: o ideal é quando ela está bem amarela e sem pintinhas ou pontos verdes nas extremidades. Se tiver com muitas pintas marrons é sinal de amadurecimento e de que a fruta precisa ser consumida rapidamente

Caqui: Deve ter a cor vermelho-alaranjado e a casca não deve ter nenhuma rachadura.

Goiaba: Ao apertar levemente a casca, a fruta deve ceder um pouco. Se estiver muito firme, é porque está ainda verde. Contudo, evite goiabas muito moles, pois estarão passadas. 

Laranja: As mais firmes e pesadas terão mais suco. Os tipos de laranja que possuem a casca mais fina e lisa são mais suculentas.

Limão: Quanto mais lisa e brilhante a casca, maior é a quantidade de suco.

Maracujá: Uma boa dica na hora de escolher o maracujá é sacudir e sentir se há muito ou pouca polpa. Quando a casca está enrugada e com cor amarelo escuro, está ótima para o consumo.

Kiwi: Na hora de escolher o kiwi, aperte delicadamente a fruta. Se ela fruta ceder e voltar para a forma inicial, está ótima!

Maçã: Deve estar firme ao toque. Se estiver mole, não está própria para consumo. 

Melancia: a casca deve ser lisa, firme e sem manchas. Dê uma batidinha na extremidade da melancia, se o som for abafado, está pronta para o consumo.

Melão: a casca deve ser firme, sem rachadura e cor bem amarela. Quando tocar as extremidades, se ceder ao toque, é sinal que está bem maduro.

Pera: Se estiver esverdeada, ainda estará dura. Quanto mais amarelinha e com pigmentos marrons, mais macia e suculenta estará!

Tangerina: A cor deve ser um laranja bem forte. Sua casca deve ser lisa e não muito grossa

Uva: uma dica é sacudir delicadamente o cacho: se cair muitas uvas, não está boa para o consumo.

 

Verduras

 

Acelga: as folhas devem ser bem verdes e firmes. Evite as que apresentam cores amarelas e marcas de insetos.

Agrião: Opte por folhas em tom verde-escuro e talos firmes.

Alface: as folhas devem estar firmes, com cores fortes e levemente crocantes. Deve-se evitar os maços com folhas murchas e com tons amarronzados. 

Brócolis: Opte por brócolis com coloração verde-escura, botões das flores fechados, talos firmes e folhas frescas. 

Cebolinha e Coentro: as folhas devem ser bem verdes, talos crocantes e sem amassados. Evite aquelas com folhas amareladas e murchas.

Couve: Opte por folhas verde-escuras, firmes e sem manchas.

Espinafre: as folhas devem ser bem verdes e firmes, sem partes murchas. 

Manjericão: as folhas devem ser lisas, sem manchas e pontinhos pretos.

Rúcula: as folhas devem ser bem verdes e firmes. Evite aquelas verduras que estiverem amareladas, murchas ou com pequenos pontos pretos.

Salsa: as folhas devem ser bem verdes e sem manchas escuras.

 

Legumes

 

Abóbora: A casca deve ser firme e lisa. Além disso, se vendida cortada, deve ter coloração variando entre amarelo e laranja vivo dependendo do tipo de abóbora.

Abobrinha italiana: deve ter a casca firme, sem danos aparentes e ter coloração variando entre branco, verde claro e verde intenso.

Alho: Sem amassados ou machucados; deve ter a casca preservada e não estar murcho.

Berinjela: Casca íntegra e brilhante, sem danos aparentes.

Cebola: Não deve ter amassados ou machucados, com a casca bem preservada.

Cenoura: não deve estar murcha, nem com a casca danificada. 

Chuchu: deve-se optar por aqueles de casca verde, sem pequenos espinhos, uma vez que eles indicam o envelhecimento do alimento. 

Couve-flor: não devem estar com os ramos com coloração amarelada, as flores devem estar bem fechadas e as folhas devem estar verdes e tenras.

Batata: devem estar com a casca íntegra, sem aqueles pontos marrons ou verdes que indicam que o alimento está envelhecido.

Jiló: casca verde uniforme. Isso porque, manchas amareladas indicam o envelhecimento do alimento.

Inhame: a casca deve estar firme, com pequenas raízes saindo, não estando murcho e com pequenos brotos.

Pimentão: casca firme e brilhante; os menores provavelmente apresentam menor concentração de agrotóxicos.

Quiabo: deve ser de um verde intenso e estar firme e sem manchas. Além disso, opte pelos menores. Eles tendem a ser menos fibrosos.

Agora que você já tem uma lista completa de como escolher os vegetais, o ideal é sempre respeitar as particularidades de cada alimento. Entretanto, não dá pra esquecer de um detalhe muito importante: opte por alimentos “da época”. Eles estarão menos expostos a agrotóxicos, assim como estarão em seu auge de valor nutricional, além de estarem com preços mais atrativos!

Deixe um Comentário