Com as altas temperaturas, as suas frutas e verduras frescas estão durando menos tempo que o habitual? Isso ocorre porque o calor intenso pode acelerar o processo de amadurecimento e deterioração destes alimentos e, assim, mantê-los frescos por mais tempo pode ser um verdadeiro desafio, uma vez que ficam mais suscetíveis a bactérias e fungos que os fazem perder textura e sabor.
Contudo, esse quadro é totalmente controlável. Com as dicas certas, é possível mudar essa realidade e ter alimentos saudáveis e saborosos em sua casa.
Conservação eficiente
Diante das altas temperaturas, escolher os produtos certos na hora de fazer as suas compras é um ponto de partida importante. Desta forma, priorize frutas e verduras que estejam firmes, sem machucados ou partes amolecidas. Também fuja daqueles que já estiverem muito maduros e evite deixar suas compras expostas ao sol no caminho de volta do supermercado ou feira.
Já em casa, o segundo passo é higienizar as frutas e verduras e secá-las com um pano limpo antes de guardá-las. No caso que irão para a geladeira, acomode-os nas gavetas específicas para legumes folhosos e frutas mais delicadas. Não se esqueça que a temperatura ideal é entre 2°C e 5°C e que os alimentos devem ser colocados em sacos plásticos com pequenos furos para permitir a circulação de ar, evitando o acúmulo de umidade.
Outro ponto importante é evitar guardar frutas que liberam etileno, como é o caso da maçã e da banana, junto com outros alimentos. Caso contrário, o gás liberado pelas frutas irá aceleram o processo de amadurecimento de tudo o que estiver próximo.
Como armazenar
- Frutas: Maçã, pera, uva, morango, laranja, limão devem ficar na geladeira, em sacos plásticos perfurados;
- Legumes: Tomate, pepino, pimentão, cebola e batata. Deixe-os em local fresco e seco, longe da luz direta;
- Folhas: Alface, rúcula e espinafre, por exemplo, devem ser lavados, secos e armazenados em sacos plásticos perfurados na geladeira.
Pronto! Com essas dicas simples, as suas frutas e verduras não sofrerão com o calor excessivo, evitando desperdício!