Como preparar um arroz perfeito

Por 16 de agosto de 2024Dicas

Nós temos a certeza de que você tem o seu jeitinho de cozinhar o arroz aí na sua casa, afinal cada família tem o seu tempero predileto. Há quem use alho e cebola – outros optam por apenas um destes complementos. Também há quem acrescente uma folha de louro e outros aromáticos. Ainda assim, algumas dicas podem ser fundamentais para que o seu arroz fique ainda mais saboroso, soltinho e bem cozido. É claro que a primeira dica é usar o Arroz Cristal. Mas o segredo vai além. Por isso, nós listamos os preceitos básicos para o preparo de um bom arroz branco.

A primeira dica é que você não precisa lavar o arroz. Os nossos produtos são cuidadosamente selecionados, garantindo a pureza e qualidade do que será servido para a sua família. Além disso, ao lavar o arroz, você remove parte do amido do grão. Ele é responsável pela textura macia e cremosa, fundamental para deixar o preparo bem saboroso. Mas, caso você tenha esse costume e não quer abandoná-lo, deixe o arroz secar bem por pelo menos 1 hora no escorredor.

Outro ponto importante é a quantidade de água. Se pouca, o grão fica duro. Se muita água, o resultado é empapado. Tenha em mente que a proporção é sempre de duas partes de água para uma de arroz. Se você seguir essa medida, com certeza ao final terá um arroz macio e soltinho. Falando em proporção, outra dúvida constante é a quantidade de óleo quando se vai preparar volumes maiores de arroz. Para facilitar, lembre-se sempre de usar 100 ml de óleo para cada quilo do grão.

Utensílios

A panela deve ter capacidade para cinco vezes volume do arroz cru. Afinal, o grão triplica de volume à medida de que cozinha. Em outras palavras, se for preparar um litro de arroz, use uma panela com capacidade de cinco litros. E não se esqueça: o utensílio precisa necessariamente ter tampa!

Seja puro ou enriquecido com temperos e vegetais, não se pode negar que o arroz faz parte da dieta alimentar diária do brasileiro. Versátil, os preparos se multiplicam ao somar ingredientes como carnes e legumes. Além disso, ao lado do feijão, já é uma refeição repleta de nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Deixe um Comentário