Você se lembra das vezes que sonhava em ser adulto? Parecia que tudo seria mais fácil, né? Mas a gente cresce e vem os boletos para pagar, as obrigações para cumprir, as tarefas se multiplicam.
De repente, nossa cultura diz que a pessoa precisa ser produtiva no trabalho, manter a casa impecavelmente organizada, praticar os cuidados de beleza e esportes e, claro, não pode faltar tempo para fazer aquilo de melhor que a vida oferece, estar ao lado de quem a gente ama, sejam os filhos, os pais, o marido ou a mulher.
Nessa rotina, ainda falta tempo para aprender algo, para os hobbies ou para visitar quem está longe. Com tanto para fazer, você já sentiu cansaço mesmo depois de um dia de folga, um domingo ou feriado?
Vai pra lá, culpa…
E será que a gente está parando para descansar de verdade? Fala sério, até quando você tira um momento para relaxar bate aquele sentimento de culpa, não é mesmo? Como uma voz despretensiosa que sussurra lá na mente: ah, mas eu deveria estar estudando ou, então, minha nossa, aquele guarda roupa desorganizado que eu preciso botar em ordem.
Os pensamentos sabotadores sempre chegam para frustrar aquele tempinho de paz. Mas, calma, com algumas técnicas, vai ficar mais fácil usar o dia de folga para o descanso e isso ajuda até a ter mais clareza na hora de organizar a rotina para realmente fazer aquilo que é necessário.
A primeira dica é: pega leve com você, viu. Todo mundo merece um pouco de distração. E quem se permite esse descanso está renovando suas próprias energias para ter mais produtividade. Não se sinta culpado por precisar de uma pausa.
Ih! Pode ser que você já esteja pensando no bolso agora, mas vamos aprofundar esse bate-papo.
Não é preciso gastar tanto para se distrair:
Lembre-se de alguns dos melhores momentos da sua vida… Foi preciso muito dinheiro? Provavelmente, não! Uma boa cia, um lugar confortável, um filme interessante já rendem uma dose de diversão.
Quer uma inspiração para o final de semana? Convida os amigos para experimentar uma receita bem gostosa aí na sua casa. Prepara tudo com carinho e você vai ver como nem é preciso gastar muito para garantir o entretenimento.
Veja em nosso canal do YouTube algumas receitas perfeitas para uma resenha:
https://www.youtube.com/watch?v=wL74b-KNMUA&list=PLkU0L6ZIALjznlFoLzeB7cX0rsG4JszJn
Se desconectar para conectar:
Aqui vai uma pergunta… Você consegue ter tempo de qualidade com as pessoas da sua casa? Acha que todos estão dando a atenção devida uns aos outros?
E, quando a família vai assistir a um filme, tem aquela pessoa que fica distraída? É, pode ser que a internet esteja dispersando vocês. Que tal limitar o uso de telas?
Estipula um horário para acessar a internet, buscar informação, rir dos memes, se informar. Mas, passado esse tempo, deixa o celular de lado e vai aproveitar um bate-papo com quem tá do lado ou até mesmo foca naquele livro que você já queria ler.
Xô, preocupação!
O psicanalista Flávio Gikovate deixou como legado uma série de ensinamentos sobre comportamentos. Em um vídeo disponível no YouTube, ele recomendou que: “é extremamente importante a gente se preocupar só com as coisas que dependem de nós e deixar de lado tudo aquilo que não depende de nós”.
Além de se preocupar somente com o que está ao nosso alcance de resolver, outra dica é fazer uma lista escrita das preocupações, pois vê-las no papel pode minimizar o impacto delas sobre nós e contribuir para a clareza de ideias sobre como resolver essas questões que trazem inquietação. Não deixe a preocupação atrapalhar seu momento de lazer.
Aproveite os parques:
O corpo precisa de movimento. Faça uma caminhada no parque para liberar os hormônios da felicidade. Combine distração com exercício.
Resgate a conversa presencial:
Aposte em um papo descontraído, que não gasta e faz bem para o emocional. Fale sobre assuntos amenos, como as notícias da vez, discuta situações e não sobre pessoas.
Entre na brincadeira:
Você tem filhos, sobrinhos, crianças na família? Junta os pequenos e junte-se a eles. Promova um campeonato de futebol, de pular corda ou amarelinha, agora já estamos falando sobre brincadeiras antigas, hein, mas afinal vai ser bom para a criançada esse contato com a cultura dos pais.
Se você prefere uma ideia mais atual, pega a bicicleta que nunca sai de moda e bom passeio para todos. Um jogo também é uma estratégia para reunir e garantir a distração do momento.
Uma caminhada canina:
Ah os pets são seres que iluminam nossos dias, não é? Então, bora retribuir esse carinho. Leva o cachorro para passear, coloca uma coleira com guia bem reforçadas e confortáveis e bora caminhar.
Reunião em família:
Receber ou visitar a família é outra atividade importante e prazerosa que reforça os laços. Que tal preparar uma receita bem gostosa e dividir com quem faz parte da sua vida.
A gente preparou uma temporada no YouTube com Receitas de família. Vem ver a história dos participantes e aprender pratos diferentes para fazer junto dos seus entes mais queridos.
https://www.youtube.com/playlist?list=PLkU0L6ZIALjwIcK6TV-kqvh0kqRxpEMu_
Aprecie a paisagem:
No meio do caminho, pode ter uma plantinha que dá mais graça à paisagem, repare e contemple a natureza. Aproveite a luz do sol. Coloque uma rede no quintal para ler confortavelmente nas manhãs dos finais de semana.
Enfim, permita-se!
Aqui, vai a última dica, se permita um pouco de pausa e distração, você vai se surpreender e perceber uma melhora no foco, na concentração e até na disposição para as atividades do dia a dia.
Isso faz sentido para você? Comenta aqui no blog. Se quiser dar um tempinho e colocar essas dicas em prática para depois voltar e contar o que você achou, pode ficar à vontade.