Um método simples pode reduzir as chances de propagação do mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. Para a prevenção contra esse inimigo que é quase invisível, incomodo e perigoso, a gente deve evitar água parada.

Apesar dessa ser uma medida amplamente difundida, todo ano, são registrados inúmeros casos de doenças transmitidas pelo mosquito. Assim, principalmente nos períodos de chuva, é preciso atenção redobrada com itens que podem ser tornar criadouros do Aedes aegypt.

Do lado de fora:

Então, anota as dicas e, depois, mãos à obra para espantar o mosquito.  Vamos começar com uma limpeza geral pelo quintal? Não deixe expostos ao ar livre objetos que acumulam água como pneus, garrafas, latas, sacolas, plásticos, copos descartáveis, sacos de lixo ou lixeira, móveis abandonados etc.

Ainda no quintal, repare ao redor. Pratinhos que ficam embaixo dos vasos devem ser cobertos de areia para evitar água parada. Veja também que partes das próprias plantas podem ser tornar um ambiente propício aos mosquitos. Observe se a planta tem algum espaço ou cavidade em que a água se acumula. Se notar a presença de água, elimine-a da planta.

Outro item que precisa de atenção, a caixa d’água deve estar devidamente tampada. Já a calha deve ser inspecionada, para verificar se a água da chuva tem passagem livre.

Do lado de dentro:

Cuidados devem ser adotados com o ralo e o vaso sanitário, que, se não estiverem em uso, devem permanecer tampados. A água sanitária também é uma boa aliada. Em um vídeo disponível no Youtube, o Ministério da Saúde mostra por meio de campanha como manter os devidos hábitos para afastar o mosquito.

Depois de lavar o banheiro, colocar um pouco de água sanitária pura diretamente no ralo é uma das medidas indicadas no vídeo. Se o banheiro não estiver em uso, tampar esse ralo com sua devida tampa ou, em caso de falta da tampa, use um tapete para evitar poças d’água. No vaso, se não estiver em uso diário, colocar também um pouco de água sanitária e manter a tampa fechada.

Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=b4eYPLOiefg

Na área de serviço, evite deixar baldes com água parada. Se não estiver em uso, deixe-os virados para baixo. Observe também o tanque, verifique se não tem algum resto de água parada nele e também atrás da máquina de lavar roupa.

Com adoção de hábitos simples, a gente pode afastar o mosquito da dengue. Precisamos mobilizar todos para fazer a diferença.

Vamos conferir um resumo sobre o assunto?

Dica: evitar água parada suja ou limpa no combate à proliferação do mosquito

Não deixar expostos ao ar livre: garrafas, sacos de lixo, sacolas, entulhos, material de construção, copos descartáveis, pneus, latas.

Plantas: observe se a planta tem um formato que acumula água. Se tiver, crie o hábito de retirar essa água. Em vasos com pratinhos embaixo, coloque areia sobre eles.

Caixa d’água e calha: mantenha a caixa d’água tampada e as calhas limpas.

Ralos e vaso: Mantenha os ralos e o vaso tampados.

Deixe um Comentário