3 MITOS SOBRE MACARRÃO

 

Independentemente do tipo, o macarrão é um dos alimentos preferidos dos brasileiros. Seja espaguete, penne, ninho, linguine, parafuso entre tantos outros formatos, existem algumas lendas sobre macarrão que já foram ditas tantas vezes que fica até parecendo verdade.

Vamos conhecer alguns mitos sobre eles?

 

Precisa lavar a massa depois e cozida?

Algumas pessoas acreditam que lavar a massa em água logo depois de cozida faz com que não grude. Mas isso não é verdade. Para evitar que a massa grude, escorra e logo em seguida regue um pouco de azeite e deixe esfriar naturalmente. Assim, ele ficará soltinho.

 

Massa ‘Al dente” significa que a massa está malcozida?

Uma massa cozida até ficar ‘al dente’ significa que ela não foi cozida demais, deixando-a ao ponto de ser mordida, sem se derreter facilmente. Mas isso não significa que ela está malcozida. A vantagem da massa al dente é encontrada na facilidade da digestão, pois o glúten retém os grânulos de amido e tornam sua digestão mais gradual. Ao cozinhar demais, a massa fica pegajosa o que dificulta a digestão. Além disso, o tempo de cozimento adequado (geralmente estipulado nas embalagens), preserva as características do alimento e evita a perda das propriedades nutricionais.

 

Quebrar a massa faz com que ela cozinhe mais rápido?

O que determina o cozimento do macarrão é o diâmetro e o comprimento. Quebrar a massa não agiliza o cozimento. Portanto, não é necessário quebrar a massa para cozinhar, pois isso só faz com que ela caiba melhor em sua panela. 😉

 

Join the discussion 2 Comentários

Deixe um Comentário