O Arroz é um dos alimentos preferidos dos brasileiros e não pode faltar na mesa de muitas famílias.  Para quem já domina o fogão, fazer arroz soltinho é fácil. Mas para quem está iniciando pode ser uma tarefa impossível. Confira as dicas para fazer arroz soltinho e veja como é fácil e rápido.

Lavar ou não o Arroz Cristal?

Não precisa lavar. Ao lavar o arroz, ocorre a perda dos nutrientes que podem fazer falta ao organismo. Como o arroz é um alimento seco e não conduz bactérias, não há necessidade de lavar antes do cozimento.

 

Óleo na medida

Para que o arroz fique soltinho, o óleo deve ser o suficiente para envolver todos os grãos.

 

Quantidade de água

A proporção de água é sempre o dobro para cada uma de arroz. Se for preparar uma xícara de arroz, use duas xícaras de água.

 

Água quente ou fria?

Prefira sempre água quente para fazer o seu arroz.  Quando iniciar o preparo, coloque um pouco a mais do necessário de água para ferver, pois durante a fervura a água evapora. E, se precisar acrescentar água durante o cozimento, nunca use água fria, pois é preciso manter a temperatura constante do início ao fim.

 

Tamanho da panela

Durante o cozimento do arroz, ele pode aumentar cerca de 50% do seu volume. Então, é importante se atentar ao tamanho da panela e verificar se ela comporta a quantidade a ser preparada, pois os grãos precisam de espaço para crescerem.

 

Tampar ou não a panela?

Para que o arroz fique soltinho, deixe a panela sem tampa até a água nivelar com o arroz. Assim que perceber que nivelou, baixe o fogo e tampe a panela. Use um garfo para verificar se a água secou e se o arroz está cozido. Feito isso, desligue o fogo e deixe o arroz terminar de secar com o próprio calor.

Agora que você já sabe como fazer arroz soltinho, é só colocar em prática e ver que funciona mesmo.

 

Deixe um Comentário