COMO ESCOLHER A XÍCARA IDEAL PARA CADA BEBIDA

Prefere uma xícara de chá ou café? Calma que você não precisa escolher! O assunto de hoje é sobre o uso correto das xícaras mesmo : )

Item indispensável em qualquer cozinha, mais do que trazer charme à mesa, as xícaras possuem tamanhos e funções diferentes. As menores, com capacidade em torno de 70ml, são perfeitas para tomar aquele cafezinho. Já as maiores, que comportam entre 200 e 240ml, são mais apropriadas para beber chá.

Além do tamanho, as xícaras podem ser fabricadas em diversos materiais, indo da tradicional porcelana ao vidro, cerâmica e até plástico. Outra diferença pode ser percebida nos formatos: existem modelos específicos para algumas bebidas como o mochaccino que fica lindo em xícaras com transparência para evidenciar as diferentes camadas.

Mesa posta que se preze tem xícaras com pires! Além da aparência elegante, o pires tem a função de evitar que respingos do chá ou café caiam e acabem manchando o seu forro de mesa.

É claro que não podemos esquecer de falar sobre as amadas canecas, né?!?! Versáteis e dignas de coleção, as canecas agregam beleza à mesa, seja da casa ou do escritório. Em geral, possuem uma capacidade maior servindo para ser utilizada com vários tipos de bebidas, decorações e até em receitas. Quem aí também é apaixonado pela praticidade dos bolos de caneca <3

Bom, agora que você já é expert no assunto, que tal preparar uma bebida especial na sua xícara ou caneca preferida ; )

Se quiser inspiração, pode começar por essa receita deliciosa de Mochaccino que separamos para você!

MOCHACCINO CASEIRO

 INGREDIENTES:

  • 50 ml de calda de chocolate.
  • 50 ml de café expresso, em cápsula ou solúvel.
  • 50 ml de leite vaporizado.
  • Chantilly
  • Açúcar a gosto.

MODO DE FAZER:

  • Coloque a calda no fundo da caneca ou copo. Caso não goste de caldas prontas, você pode prepará-la misturando 1 colher de sopa de chocolate em pó, 1 colher de sopa de açúcar e uma colher de café quente até formar uma calda grossa. Se não atingir a textura apropriada, adicione um pouco mais de café.

 

  • Para preparar o leite vaporizado, basta agitar ½ xícara de leite gelado (quanto mais gelado melhor!) em um pote de vidro com tampa até formar espuma e, em seguida, remover a tampa e esquentar o leite no micro-ondas por aproximadamente 30 segundos.

 

  • Acrescente os 50 ml de café expresso já adoçado ao seu gosto. Você pode utilizar também café solúvel. Não se esqueça: quando melhor o café, mais gostosa a sua bebida ficará!

 

  • Vire a parte líquida do leite na caneca e, com uma colher, acrescente a espuma no topo.

 

  • Finalize com chantilly e, se desejar, polvilhe chocolate em pó, canela ou raspas de chocolate.

 

Gostou das dicas?

Comente aqui e diga se tem dúvida sobre mais algum assunto para que possamos te ajudar! 🙂

 

Deixe um Comentário