A importância do remolho para um feijão saudável e saboroso

 

Um feijão cozido no ponto certo e com um tempero especial torna a refeição mais saborosa. Mas você sabia que além do cozimento e do tempero existe um truque na cozinha para preparar um feijão apetitoso e saudável?Presente nas refeições diárias da maioria dos brasileiros, o feijão, junto com o arroz, forma um prato que, em termos de valor nutricional, é sempre bem recomendado pelos nutricionistas e altamente benéfico para a saúde.

Esses dois alimentos se complementam, cada um com suas propriedades. O feijão apresenta vários benefícios que serão descritos a seguir, mas ele também possui propriedades antinutrientes, que, se não forem eliminadas, podem provocar gases e influenciar na absorção de nutrientes.

Para reduzir a presença dessas substâncias, é recomendado o remolho.

Esse truque é simples, antigo, bastante conhecido, mas nem sempre é usado e nem todo mundo sabe como fazer o remolho. Essa é a técnica de deixar o feijão de molho para que sejam eliminadas as substâncias antinutrientes do feijão.

 

Como fazer o remolho do feijão? 

Antes do cozimento na panela de pressão, o feijão deve ficar de molho em água por um período de 12 horas. A água deve ser trocada duas vezes, durante esse período.

Assista ao vídeo como fazer remolho do feijão preparado pela TV Cristal Alimentos e que está disponível no canal do Youtube para você conferir como é fácil fazer remolho.

 

Cozimento

Depois do remolho, o feijão passa pelo cozimento para se tornar mais macio. Esse processo também colabora para a inativação das propriedades antinutrientes.

Conheça mais sobre as propriedades do feijão 

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, o feijão é constituído principalmente por carboidratos. Ele também é fonte de ferro, fósforo, magnésio, manganês, zinco, cálcio e cobre.O feijão ainda possui fibras que podem ser aliadas no controle de doenças como diabetes, hipertensão,  problemas intestinais e do coração.

Ainda de acordo com a Embrapa, o feijão é fonte de vitaminas como a tiamina, riboflavina, niacina, B6 e ácido fólico.

 

Propriedades antinutrientes

Os antinutrientes presentes no feijão são compostos que atrapalham a absorção dos principais nutrientes. Eles também podem dificultar a digestão e causar gases.

 

Variações de pratos com feijão

Agora que você conhece todos os benefícios do feijão e sabe que o remolho é um importante processo do preparo, aproveite para variar na cozinha.

Confira o nosso canal do YouTube e aprenda deliciosas receitas que levam feijão como principal ingrediente no preparo.

 

Tutu de feijão

Feijão tropeiro

Feijoada

Caldo de feijão carioca

Caldo de feijão preto com pimentão

 

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL.

 

Deixe um Comentário