Planeje o Seu Natal

Por 13 de dezembro de 2018Sem categoria

O Natal é um momento especial para reunir a família e os amigos para celebrar. Além disso, é tempo de renovar as energias e de reflexão. É época do renascimento e, para que as comemorações desse dia sejam tão especiais, longe da correria e do estresse muito comuns em datas comemorativas, é importante que haja planejamento. E para isso, separamos algumas dicas de ouro para te ajudar na organização da ceia de Natal.

 

Calcule o número de convidados e da quantidade de comida

A ceia de Natal é conhecida pela sua fartura infindável. Mas para que não falte e nem sobre tanta comida, é importante que, caso você vá receber os familiares e amigos mais próximos na sua casa, você faça uma contagem de quantas pessoas comparecerão, para evitar maiores problemas.

Apesar de ser quase impossível calcular a quantidade exata de comida, dá para fazer uma média.

Supondo que você receba 10 convidados, então, estipule que cada um irá comer duas vezes, entre entradas e pratos principais.

Por exemplo: se uma pessoa come duas fatias de peru com 2 colheres de arroz, multiplique esse valor por dois.

Uma dica importante, nesse caso, é pedir para que seus familiares avisem se irão levar mais pessoas do que vocês tinham combinado. Nesse caso, peça a eles que confirmem com antecedência para que você possa se organizar e peça a eles que levem uma quantia proporcional de comida.

 

Colaboração dos convidados

Todos os convidados devem levar, pelo menos, um prato e uma bebida. Use os grupos em redes sociais e no WhatsApp para organizar direitinho, certificando-se que cada um levará um prato diferente, para que a ceia conte com opções variadas. Também confirme quem ficará responsável pelos astros da noite: peru, pernil, chester, etc.  Lembre-se: sobrar é sempre melhor do que faltar, e você pode fazer uma infinidade de outras receitas reaproveitando os pratos que sobraram.

 

Os presentes da árvore de Natal

Nem todos os familiares possuem uma mesma condição financeira. Então, não se sinta na obrigação de presentear todos os familiares e amigos mais próximos. Embora para a maioria das pessoas não seja assim, os presentes natalinos são apenas um detalhe. O que importa mesmo são os valores que essa data comemorativa simboliza para as pessoas que queremos bem.

Uma das formas mais legais de fazer com que todos os presentes sejam presenteados é organizando um Amigo Secreto.

Entretanto, para que os presentes não sejam tão díspares uns dos outros, estipule faixas de preço que sejam compatíveis com as rendas de cada um, de modo que uma pessoa que se dedique a comprar de maior valor não receba um presente mais barato. Caso você crie um grupo no Facebook, peça a todos que participarão que enviem sugestões do que gostariam de ganhar. Afinal, nem todos conhecem tão bem os gostos de cada um e ninguém tem a obrigação de saber com total certeza o que o outro gostaria de ganhar.

 

A decoração pode ser econômica e ao mesmo tempo muito linda

Um dos fortes do Natal é a decoração, e todos sabem disso, inclusive os próprios comerciantes, o que justifica a alta nos preços dos enfeites natalinos. Você pode fazer lindos objetos decorativos gastando muito pouco e com materiais extremamente acessíveis como garrafas de vinho, velas, potes de vidro, pedaços de madeira e pisca-pisca. Dá até para incluir comidas decorativas, sabia?

 

Como dispor a mesa da ceia

Se você será a anfitriã deste ano, uma das principais tendências, na maioria das casas, é que você se preocupe com absolutamente todos os detalhes, incluindo a disposição da mesa. A organização dependerá muito do tamanho da mesa e da quantidade de convidados.

Se você se importar muito com esses detalhes, já separe os melhores utensílios para serem usados. Os pratos costumam ficar no centro da mesa, que podem estar entre os enfeites natalinos. A partir disso, use e abuse da criatividade para montar a mesa.

O problema mesmo está no momento pós-ceia, com a quantidade de louça para lavar: uma fartura de pratos implica, necessariamente, num maior volume de louça para lavar. Então, lembre-se de que não é obrigação das mulheres fazer todo o trabalho.

Esquematize uma forma de toda a família – maridos, irmãos, tios e crianças – colaborarem ou prefira pratos e copos de plástico, o que não necessariamente é ruim dependendo da quantidade de convidados.

Aposte numa toalha bonita e numa decoração bem linda. Então, você verá que colocar utensílios de plástico é apenas um detalhe!

 

Você não tem obrigação de agradar a todos

Sim, pode parecer uma dica boba, mas precisamos frisar: é extremamente importante que você, como anfitriã, não se cobre tanto, não se estresse ou se sinta mal por milhares de motivos ou complicações que podem surgir durante a ceia de Natal.

Abrir as portas da própria casa é um ato de carinho e dedicação enorme. Ninguém tem a obrigação de agradar a todos, muito menos você. Se receber críticas, que são extremamente comuns em momentos como esse, esclareça o quanto se esforçou para receber todos os convidados da melhor forma possível. Imprevistos acontecem e, na maioria das vezes, não aparecem por sua culpa. Não admita comentários hostis e picuinhas por parte dos familiares e curta o seu Natal da melhor forma: comendo bastante e comemorando o renascimento de sentimentos bons! Então relaxe. Se preocupar com a organização do Natal em excesso também pode por tudo a perder!

(Fonte: Ana Maria Braga / Por Por Débora Stevaux.)

 

 

 

Deixe um Comentário