Como manter a alface fresca por mais tempo?

Quando se pensa em salada, a primeira coisa que vem à nossa mente são as folhas de alface, não é mesmo?

A alface tem tantos benefícios que deveria mesmo estar presente nas refeições diárias dos brasileiros. Ela é rica em nutrientes e clorofila, tem fibras que ajudam o intestino a trabalhar, é um tipo de calmante natural, diminui o colesterol, previne a anemia entre outros.

Muita gente não deixa de consumir por nada, enquanto outros nem sempre consomem, pois evitam a compra dela, porque acham que perde muito rápido após ficar na geladeira por alguns dias. Ninguém merece isso, né?

Se você já passou por isso, saiba que, se bem armazenada, ela pode durar mais e ficar crocante e fresca por mais dias. Confira essas dicas e tenha alface fresquinha sempre que desejar.

Lave bem as folhas em água corrente para retirar as sujeiras aparentes.

Depois de lavar bem a alface, coloque as folhas em uma vasilha grande com água e vinagre de álcool. A proporção deve ser de 2 colheres (sopa) para cada litro de água.  Deixe agir por 15 minutos.  Outra opção é usar hipoclorito de sódio, respeitando sempre a quantidade indicada na embalagem do produto.

Lave novamente as folhas em água corrente. Se puder, despeje água filtrada nas folhas depois de lavar em água corrente.

Para secar bem a alface, deixe as folhas em um escorredor para que o excesso de água saia. Você também pode utilizar uma centrífuga de alimentos para isso. Depois, seque cada folha com papel-toalha ou com um pano de prato limpo, de preferência destinado apenas para esse fim.

Para armazenar a alface, coloque uma camada de papel-toalha e uma camada de folhas de alface. Repita esse processo até que encha a sua vasilha.  Ao longo da semana, quando as folhas de papel-toalha começarem a ficar molhadas, troque-as por outras. Guarde a vasilha na parte de baixo da geladeira, pois é o lugar menos frio do eletrodoméstico.

Gostou das dicas?

Fotos: Istock

Fonte: Tudo Gostoso

Deixe um Comentário