A tábua de carne ou tábua de cortar é indispensável na cozinha. Ela é útil para cortes de carnes, de doces, como frutas, e também para outros alimentos salgados, como queijos. Por isso, o ideal é que se tenha duas em casa. Assim, a manga não fica com gosto de cebola, por exemplo, e você evita contaminação ao cortar alimentos de diferentes naturezas na mesma tábua.

As mais comuns são as de madeira, bambu, vidros ou polietileno (plástico).

As tábuas de vidros não são tão seguras, pois acabam com o fio da faca e os alimentos podem escorregar. Além disso, você precisará ter um cuidado especial para evitar que sua tábua se quebre.

Mas não existe modelo perfeito. Todos têm seus prós e contras. O importante é que, independente da sua escolha, você saiba como higienizar a tábua de carne devidamente e frequentemente para amenizar os problemas.

Afinal, como limpar tábua de carne?

  • O ideal é que, uma vez ao mês, você lave com uma mistura de água e água sanitária.
  • Use uma colher (sopa) de água sanitária para cada litro de água. A tábua deve ficar imersa por 15 minutos. Se necessário, coloque um peso para evitar que a tábua boie.
  • Não deixe mais que 15 minutos, pois a tábua pode absorver parte da água o que pode causar apodrecimento interno.
  • Depois, lave com água corrente e deixe secar bem, seja no sol ou em um local fresco e arejado.
  • Se sua tábua é de madeira e você perceber que ela está ficando opaca, hidrate com óleo mineral. Faça isso e deixe secar novamente.
  • Não deixe a tábua exposta na pia. Depois de seca, guarde sempre no armário.

Além de saber como higienizar a tábua, é importante que saiba a hora de trocar.

É comum que as tábuas de madeira e de polietileno (plástico) rachem com o passar do tempo. E ainda, podem conter lascas, riscos, frisos… Tudo isso é sinal que está na hora de trocar, pois rachaduras e lascas são focos de contaminação e podem permitir a proliferação de bactérias e micro-organismos.

 

 

 

Join the discussion Um Comentário

Deixe um Comentário