Azeitona: tipos, benefícios e indicações para um consumo saudável

Por 12 de julho de 2018Dicas

Tem quem não goste, mas a grande maioria das pessoas já experimentou e não resiste a uma boa azeitona servida como aperitivo! O que muita gente não sabe, porém, é que, além de saborosa, a azeitona pode oferecer benefícios para a saúde.

A azeitona é um fruto da árvore que faz parte da família das oleáceas, a Oliveira. Além de ser consumida ao natural, é utilizada para a produção do tradicional azeite de oliva.

Saiba quais benefícios a azeitona oferece para a saúde e como deve ser o consumo adequado deste alimento que já faz parte da alimentação da maioria das pessoas.

5 benefícios da azeitona

Fonte de gorduras boas, entre outros nutrientes importantes, a azeitona oferece diferentes benefícios à saúde. Ela pode auxiliar no processo de emagrecimento e até mesmo ajudando a proteger contra algumas doenças.

Proteção contra o envelhecimento precoce: Daniela explica que, por ser um fruto com alto conteúdo de compostos bioativos antioxidantes, a azeitona ajuda a proteger contra o envelhecimento precoce.

Prevenção contra doenças do coração: a nutricionista ressalta que a azeitona também pode proteger contra doenças do coração. Ela é composta por cerca de 75% de ácido oleico, uma gordura do bem que ajuda no controle do LDL (o “colesterol ruim”).

Aliada no processo de emagrecimento: a azeitona pode ajudar no processo de emagrecimento pois é fonte de gorduras boas e de fibras, que proporcionam saciedade, entre outras vantagens. Porém, este consumo deve ser moderado e associado à uma dieta equilibrada, preferencialmente sob orientação de um nutricionista.

Proteção contra o câncer: a azeitona é rica em polifenóis, substâncias com poderes antioxidantes (ou seja, que combatem a formação de radicais livres no organismo). Dessa forma, entre outras vantagens, ela pode ajudar a combater o câncer.

Nutrientes essenciais para a boa saúde: a azeitona, quando consumida dentro de uma alimentação saudável, pode oferecer benefícios para a saúde como um todo. Ela é rica em nutrientes essenciais para o organismo, como cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro, fibras e vitamina C.

Vale lembrar que a azeitona, embora benéfica, é um alimento calórico. 100 g do alimento têm cerca de 150 calorias, por isso, ela não deve ser consumida em excesso, especialmente por quem deseja perder peso.

A quantidade ideal de consumo é muito individual, pois depende da composição da dieta ao longo de todo o dia. Mas, de forma geral, pela quantidade de sódio e gordura presente na azeitona, não devem ser consumidas mais de cinco unidades ao dia.

Tipos de azeitona e seus sabores

Existem diversos de tipos de azeitona no mundo. De acordo com dados da Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira, são mais de 270 tipos.

No Brasil, as azeitonas de mesa costumam ser classificadas entre verdes, mistas e pretas. “O que muda, basicamente entre elas, é o tempo de maturação”, diz. “As verdes são obtidas a partir de frutos colhidos após atingirem o tamanho definitivo. Já as mistas, são colhidas durante a mudança de cor, mas ainda antes da maturação completa. Podem ter cor rosada, rosa avermelhada e/ou acastanhada. E as azeitonas pretas, por fim, são obtidas a partir de frutos colhidos quando completamente maduros”, explica a nutricionista.

De forma geral, pode-se dizer que o que difere a azeitona verde da preta é a época da colheita. Enquanto as verdes são colhidas ainda imaturas, as pretas passam pelo processo de maturação.

Este fato, aliás, acarreta nas diferenças entre os sabores das azeitonas verdes e pretas. Mas há algo em comum entre os dois tipos de azeitonas: para ficarem boas para o consumo, elas devem ser curtidas em conserva, pois, in natura são extremamente amargas.

Em relação ao sabor, as verdes costumam ser mais firmes e amargas. Já as pretas são levemente adocicadas. Elas também apresentam sabor bem marcante.

Vale destacar que entre as azeitonas verdes e azeitonas pretas existem diferentes variações, por isso, dificilmente você experimentará azeitonas que tenham “gosto idêntico”.

Contraindicações e alertas sobre o consumo

Os indivíduos hipertensos ou que estejam com orientação de redução de sódio na alimentação devem ficar atentos ao consumo desse alimento. Isso porque a azeitona de mesa é conservada no sal e, por esta razão, tem alto teor de sódio.

Outro ponto importante, de acordo com a nutricionista, é a quantidade de gordura da azeitona. “Apesar de ser uma gordura ‘do bem’, o consumo em excesso e associado ao consumo de carboidratos refinados e açúcar pode ter como resultado o aumento de peso”, finaliza.

Agora você já sabe que, além de saborosíssima, a azeitona pode ser benéfica para a saúde. Mas, para isso, deve ser consumida com moderação e associada a uma alimentação equilibrada. (M de Mulher)

Deixe um Comentário