O vinagre tem alta concentração em ácido acético e, além de temperar saladas e preparar outros alimentos, ele funciona como um aliado na limpeza doméstica.

Veja 6 dicas, tire proveito desse produto e economize.

 

Limpeza de vidros

Em um borrifador, coloque um litro de água morna e uma colher (sopa) de vinagre. Use para limpar vidros e seque com um pano.

 

Limpeza do carpete

Faça uma mistura com a mesma quantidade de água e vinagre branco e borrife no carpete. Por exemplo: 200ml de água e 200ml de vinagre branco.

Se quiser remover manchas no carpete utilizando vinagre, acrescente um pouco de bicabornato, borrife diretamente na mancha, deixe agir por dez minutos e escove. Deixe secar e pronto.

 

Como acabar com o mofo utilizando vinagre

Uma hora ou outra os armários ficam com um odor desagradável de mofo devido as mudanças das estações. Para remover o mau cheiro, retire as roupas de dentro do armário, remova e poeira e limpe o armário com um pano embebido em uma mistura de 3 litros de água quente com 2 colheres (sopa) de vinagre branco.

 

Limpeza do Rejunte

Aplique vinagre puro com uma escovinha no rejunte do azulejo. Espere no mínimo duas horas e enxague.

 

Limpeza de pisos  

Na hora de limpar os pisos, coloque 1 xícara (chá) de vinagre no balde com água. Lave o chão e deixe secar. Ficará com um cheiro diferente, mas não se preocupe que logo some.

 

Remove gorduras

É muito comum o fogão e os azulejos da cozinha ficarem engordurados. Para remover a gordura com vinagre, use papel absorvente para retirar o excesso e deixe um pouco de vinagre sobre a área que deseja limpar, deixe agir por 15 minutos antes de começar a limpeza. Depois, esfregue com sabão neutro e esponja não abrasiva.


IMPORTANTE:
Existem vários tipos de vinagre. Para a limpeza, o mais indicado é o neutro, que a ajuda a evitar manchas.

 

 

 

 

 

 

Join the discussion Um Comentário

Deixe um Comentário