6 DICAS PARA ORGANIZAR A COZINHA

Uma cozinha bem organizada facilita a rotina de todos da casa, não é mesmo? Mas nem sempre é fácil manter tudo no lugar, porque a rotatividade nesse ambiente geralmente é contínua. Mas, calma, com algumas dicas, você vai conseguir manter em ordem as panelas, a pia mais livre de louças e um ambiente harmônico.

1 – Panelas e utensílios no armário:

Para organizar o armário, comece separando em grupo as panelas e os utensílios que são mais usados no dia a dia dos que são menos usados. Agora, organize os que são mais usados nos locais de mais fácil acesso e os menos usados podem ficar na parte de cima do armário.

2 – Desapego:

Igual a gente faz com o guarda-roupas, é importante às vezes separar também as vasilhas e os potes que não são usados e se desapegar deles. Que tal doar para alguém que tenha interesse ou, de repente, aquela caneca que ficava encostada pode compor a decoração de outro cantinho junto com uma plantinha.

3 – Louças na pia:

Na sua casa também acumula muita louça? Uma lavadora de louças pode ser a solução, mas também é possível facilitar o dia a dia combinando com os demais moradores da casa uma regrinha muito simples e eficaz.

Quando alguém usar um copo, por exemplo, essa pessoa vai lavar o copo que usou e mais dois itens que estiverem na pia. Esses outros dois itens que estão na pia pode ser um copo usado por uma criança que não conseguiria lavar ou uma colher que alguém deixou lá porque estava com atrasado para ir trabalhar. Com todos contribuindo, fica mais fácil fazer a manutenção das louças.

4 – Recorra aos organizadores:

O comércio sabe da dificuldade em manter tudo em harmonia na cozinha e por isso são vendidos hoje diversos organizadores. Pense em quais desses objetos podem ser úteis para você e antes de comprar verifique as medidas do seu espaço para saber se não vai ter erro na hora da compra.

Os organizadores de temperos além de ajudar na ordem vão garantir também um charme para a decoração. Os organizadores de prato são muito práticos, os de xícaras e pires também fazem a diferença.

Na hora de escolher pense também em como eles vão compor o ambiente, veja se é preferível adquirir um item de madeira ou em outro material colorido ou ainda em metal.

5 – Cestos na geladeira

Ah os cestos são multiuso, não é mesmo? Para organizar o guarda-roupa, a área de serviços, o banheiro e também na cozinha eles são excelentes. Na cozinha, os cestos são muito indicados para a organização da geladeira. Escolha cestos transparentes e use para colocar itens em grupo, por exemplo.

6  – Potes com tampas herméticas:

Os potes com tampas herméticas são excelentes para armazenar alimentos crus. Além de organização, eles vão evitar a presença de carunchos e larvas. Os mais indicados para guardar arroz, feijão, leguminosas em geral, macarrão etc são os potes de vidro e com tampa que possui uma borracha que ajuda a vedar, a chamada tampa hermética. Para organizar e proteger o alimento de carunchos, invista nesse tipo de pote.

Deixe um Comentário