12 RECEITAS PARA REAPROVEITAR OS ALIMENTOS 

Planejar as refeições é fundamental e é cada vez mais importante. E focar no reaproveitamento de alimentos para evitar o desperdício deve fazer parte desse planejamento.  Essas são duas premissas para não haver desperdício de comida.

Arroz, carne vermelha, feijão e frango estão entre os alimentos mais desperdiçados pelos brasileiros. Mas não são só esses alimentos que podem ser reaproveitados. Com um pouco de criatividade, é possível aproveitar quase tudo.

Muitos outros alimentos podem se transformar em novas receitas. O pão amanhecido pode render deliciosos croûtons, com o peixe que sobrar é possível fazer bolinhos, as sobras do churrasco de domingo se transformam em vários pratos.  Além disso, alguns alimentos que geralmente são jogados fora, como cascas, talos, sementes, folhas, vegetais e frutas, podem ser os ingredientes principais de diversas receitas.

Para dar uma força, listamos algumas receitas práticas que podem fazer parte do seu planejamento e, assim, evitar o desperdício.

RECEITAS COM ARROZ E FEIJÃOArroz e feijão são ingredientes essenciais na mesa dos brasileiros. Mesmo quem é mais experiente na cozinha as vezes exagera na quantidade na hora do preparo pensando que é melhor sobrar do que faltar. Com isso, a geladeira fica cheia de potinhos com sobras.

Caso isso aconteça na sua casa, confira algumas receitas de reaproveitamento com arroz e feijão.

Bolinho de arroz e feijão com bacon: No dia a dia, esses dois ingredientes são fundamentais e formam uma dupla perfeita. Em se tratando de reaproveitamento, receitas de bolinho de arroz ou bolinho de feijão são comuns. Para variar, você pode fazer bolinho de arroz e feijão juntos.

Mexido de arroz  com feijão e milho: sobrou arroz e feijão no almoço? Junte os dois com um pouco de farinha e um delicioso refogado de temperos e terá uma receita incrível no jantar.

Arroz de forno cremoso: transforme o arroz que sobrou em um apetitoso arroz de forno. O ideal é ir guardando as sobras de arroz no freezer e, quando tiver uma quantidade generosa, capriche na receita e pronto. Aqui vale até servir para convidados em um almoço especial.

Creme de feijão com requeijão: essa receita é um verdadeiro charme. O requeijão dá um sabor inigualável e deixa o prato diferente, saboroso e prático. Sobrou feijão no almoço? Pode apostar que o jantar será um sucesso.

RECEITAS COM PÃOCertamente você tem algum tipo de pão amanhecido em casa, certo?  Para evitar o desperdício, selecionamos duas receitas simples e muito saborosas para reaproveitamento de pães. Aproveite e economize.

Pode até ser que você já conheça essas receitas, mas é sempre bom lembrar. E, como elas são bem fáceis, você pode incrementar e ousar nos temperos para variar o sabor e diversificar o cardápio.

 Croûtons: são pedacinhos de pães fritos ou assados muito usados como acompanhamento de saladas ou sopas. Mas pode apostar que combina perfeitamente como petiscos.

Brusquetas: feitas com fatias de pães que vão ao forno com azeite para tostar, cobertas com diversos tipos de ingredientes. As brusquetas são servidas como antepasto, mas você também pode servir como lanche da tarde. Optamos por uma versão simples, mas você pode usar a criatividade e variar.

RECEITAS COM CARNESAs carnes também fazem parte da lista dos ingredientes mais desperdiçados no Brasil. Aquele churrasco de domingo em que sempre sobra pedaços de carnes que ficaram frios ou os pedaços de frango assado que sobraram podem render receitas deliciosas.

Veja algumas receitas de reaproveitamento de carnes para fazer na próxima oportunidade.

Arroz com sobras de churrasco: essa receita é simples, feita na panela de pressão e fica pronta em poucos minutos. A combinação de arroz, carne e legumes deixa a receita completa e feita em uma panela só. Economia de comida e de tempo.

Escondidinho com sobras de churrasco: a carne do churrasco que foi picada e não consumida pode render receitas incríveis. O escondidinho é uma excelente opção.  É só picar ou desfiar a carne, fazer um purê e em poucos minutos o jantar estará pronto. Aqui optamos por purê de batata. Mas você pode substituir por mandioca ou abóbora.

Omelete com sobras de frango assado: não sabe o que fazer com o frango assado que sobrou do almoço do final de semana? Desfie os pedaços, armazene em um recipiente adequado para freezer e congele. Na hora que estiver sem tempo para cozinhar, é só fazer essa receita de omelete que é bem caprichada e completa.

Bolinho de peixe com batatas: se sobrar peixe no jantar não precisa jogar fora. Dê um novo sabor com essa receita criativa e bem fácil de fazer. Os bolinhos são empanados com farinha panko, que é feita a partir de migalhas do pão de forma e muito comum no uso de receitas asiáticas.

RECEITAS COM CASCASCascas são ricas em fibras e, em sua maioria, possuem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, sendo ideais para a preparação de tortas, bolos, doces, petiscos, farofas, sucos, chás e geleias. Veja algumas receitas que você nunca imaginou que poderiam ser feitas com cascas e aproveite os alimentos de forma integral.

Arroz cremoso de casca de abóbora: cebola, creme de leite e requeijão deixam essa receita maravilhosa. As cascas da abóbora são cozidas por 15 minutos e aqui utiliza-se o arroz já cozido. Reaproveitamento de dois alimentos: arroz que sobrou e casca da abóbora.

Brigadeiro de casca de banana: as cascas de banana podem ter um novo destino na sua casa. Ao invés de irem para o lixo, podem se transformar em uma receita diferente e deliciosa. Além das cascas de banana, você vai precisar de leite, leite em pó, farinha de trigo, açúcar e achocolatado.

Caldo verde com brócolis e calabresa: quando preparar uma salada com as flores do brócolis, guarde as folhas e o caule para essa receita. Assim, você pode reaproveitar ao máximo a hortaliça. A receita pede batata, pimenta biquinho e calabresa. Deu pra imaginar a delícia?

Fotos: Istock

Deixe um Comentário